Quando os portugueses chegaram nas terras brasilis encontraram seres humanos que viviam em comunhão total com a natureza, seres humanos que não conheciam os costumes vigentes na Europa, nem professavam a fé cristã/Católica, eram os ameríndios, os habitantes primeiros desse nosso imenso país. Para os portuga, os ameríndios eram apenas empecilhos ao seu projeto de expansão territorial, à sua busca por riquezas. No começo, era o escambo, a troca de badulaques como pentes e espelhos em troca da extração do pau-brasil. Depois foi a escravização para o trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar, empreitada que não deu o resultado esperado. Mas, durante todo esse processo, os ameríndios foram sendo massacrados, foram sendo dizimados do território nacional.
Até o século XVII, a Igreja Católica não reconhecia o indígena como ser humanos, pois, para ela, o ameríndio não teria alma. Como assim, não teria alma?!? Não eram homens e mulheres e crianças como todos os outros?!? Sua forma religiosa animista tão longínqua do rito sacro cristão era designação de 'bonecos inanimados pagãos'?!? O que é trágico nessa visão Católica da não-alma ameríndia é perceber que o sistema judiciário nacional, perceber que os poderes executivo e legislativo nacional, ainda vêem os ameríndios como os 'sem-alma', haja vista o descaso das autoridades nacionais com os massacres, apropriações indevidas das terras indígenas por grandes fazendeiros (entre eles, caros colegas, a famosa e dissimulada Regina Duarte!) para criação de gado e cultivo. Essa semana, o país e o mundo, souberam do mais novo desrespeito aos nossos irmãos, tios, avós, enfim, aos nossos parentes do ramo ameríndio. Isso mesmo, parentes!!!! Afinal, qual o brasileiro que pode dizer que não tem sangue indígena ou africano em suas veias?!? Nenhum!! Pois bem, essa semana foi divulgado o massacre que está ocorrendo na Região Centro-Oeste Brasileira. A tribo Guarani-Kaiowá está sendo expropriada de suas terras pelo poder judiciário, para beneficiar grandes latifundiários!!! Mas não é só a expropriação da terra o que me preocupa! É a violência que está prestes a ser desencadeada na região e, ao que parece, os nossos governantes, a nossa imprensa, as nossas celebridades (que pararam o país semana passada para saber quem tinha matado o Max!!!!) estão, de certa forma, fazendo vista grossa ao genocídio que se anuncia!!! Eu me pergunto, será que o capítulo final de uma pífia novela é mais importante do que a vida de seres humanos?!? Eu me pergunto, que tipo de país é o nosso que somente se importa com novelas, futebol e cerveja?!? Até quando iremos fechar os olhos para o que está bem a nossa frente?!? Teremos que esperar mais 512 anos para entender e perceber que não podemos ficar parados, de braços cruzados, esperando a mudança que não vem, porque deveria, na verdade, partir de nós?!? Vamos abrir a boca!!!! Gritar aos quatro ventos nossa indignação!!!! Esqueçam Max, Carminha e Tufão!!! Esqueçam a série A, B e C do brasileirão!!! Esqueçam a cerveja e o boteco!!!! Pelo menos por 24h se preocupem com algo que, verdadeiramente, importa!!!! Entrem em seus twitters, seus facebooks, seus blogs e não falem do que está comendo, do fora que levou, nem de sua roupa nova pra festa de sexta, mas faça um protesto, se coloque a favor daqueles que não conseguem espaço com suas próprias vozes!!!! Porque eu sou filha da terra, descendente de índios, descendente de negros e tenho em minhas veias o sangue guerreiro daqueles que lutam contra as injustiças, daqueles que acreditam e não desistem nunca!!!!!
Priscilla Quirino
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/10/121024_indigenas_carta_coletiva_jc.shtmlhttp://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/10/121024_indigenas_carta_coletiva_jc.shtml