Como vocês sabem, há sete meses que não estou mais em solo brasileiro... vim para Portugal fazer meu doutorado e, ingenuamente, pensei que quando eu voltasse iria encontrar meu país "quase" o mesmo... ledo engano! Com as notícias que pipocam nas redes sociais e na mídia, fico me perguntando 'que país encontrarei ao voltar?'
Bem, como a imagem acima, vocês já têm uma noção do que vou abordar aqui.... Ao abrir o facebook ontem, meu feed de notícias só tinha isso... 65% dos BRASILEIROS acham que MULHER que usa roupa curta merece ser atacada.... quando li isso pela primeira vez o impacto foi tamanho que fiquei quase uma hora pensando e repensando nessa "estatística"!
Quer dizer que se eu (ou qualquer mulher) sairmos de casa com uma mini-saia, um top, um short mais curto, estamos 'pedindo' para sermos violentadas?!? Eu só queria saber como o IPEA teve acesso à 65% dos ESTUPRADORES do Brasil?!? Porque, na boa, TODOS eles deveriam ser detidos pela polícia. Afinal, 65% desses pseudo-homens se declararam ESTUPRADORES em potencial (sem contar que muitos já devem ter efetivado a violência sexual...), no mínimo!
Ah, Lola, tem mais! Segundo o IPEA, esse percentual é NACIONAL.... eu fico pensando... foram divulgados os dados completos dessa pesquisa... eles correram o país de norte a sul?!? Sei que o Brasil é um país onde grassa a violência contra a mulher, o desrespeito total dos nossos direitos, a inferiorização de nosso potencial profissional... tudo isso não é novidade, né Lola?!? O que eu nunca pensei (e me custa acreditar) é que além de sermos um país homofóbico e machista, somos também o país dos ESTUPRADORES!!
Acho que muitos se perguntaram: será que essa galera tem mãe? tem avó? tem tias? tem filhas? sobrinhas? netas? Será que esses seres inomináveis praticam a violência sexual no seio da própria família? Que tipo de monstruosidade é essa que se esconde nos interstícios de nossa sociedade?!?
Sabe, Lola, a incredulidade e a indignação são tão latentes em mim, que não sei se conseguirei responder essas questões todas... A única coisa que sei com certeza é que esses 65% TERÃO QUE RESPEITAR NÓS MULHERES... mesmo que andemos nuas na rua, terão que nos respeitar!!!
O que me consola é ver alguns homens publicarem nas redes sociais fotos onde deixam claro que esses 65% não os representa!!!!
Lutemos, Lola, por um país com mais respeito pelas mulheres e menos impunidade para os violentadores!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário