segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Onde Queres Fascismo, Somos Resistência

Essa manhã senti que acordava num mundo irreal, era algo dantesco. Primeiro turno das eleições brasileiras chegou ao fim e deixou um gosto muito amargo nos corações de todos nós que defendemos a democracia, pois nos mostrou que, aparentemente, mais de 40% da população brasileira é formada por pessoas que cultivam em seus íntimos racismos, misoginias, homofobias, violências inenarráveis.

As mensagens chegam de todos os lugares. Amigos firmes na esperança e também com medo. Medo que o fascismo vença. Medo de ver a nossa tão jovem democracia morrer uma morte indigna e nefasta.

Alguns eleitores do JB podem estar me lendo nesse momento e dizerem de si para consigo: é um exagero isso que ela está escrevendo! Ou então dizerem que não acreditam que o JB institua um governo fascista e ditatorial no Brasil. O que eu respondo a eles, meus queridos amigos, é que eles não entenderam nada. Absolutamente nada. Não entenderam a História do próprio país. Não entenderam a História do mundo. E, o mais grave, não compreendem que a validação de um discurso é muitas vezes mais grave e forte do que transformar aquele discurso em 'Ato Oficial' de um governo.

Quando os jovens nazistas saíam pelas ruas da Alemanha espancando e matando judeus, vocês sabe o que Hitler dizia? Nada! Isso aí, ele não dizia nada! Mas, vocês sabem porque esse jovens nazistas faziam isso? Porque eles cometiam essas violências? Porque o discurso que levou Hitler ao poder era um discurso separatistas, que culpava os judeus pela situação de grave crise pela qual a Alemanha passava; para Hitler, em seu palanque, os judeus não deveriam existir, eles eram o mal que deveria ser extirpado da sociedade. 

Ah! Mas então você está comparando o Brasil com a Alemanha nazista?!? Não, não estou (mas bem que eu poderia). O que eu estou querendo demonstrar aqui é que a palavra tem força. Não acreditam? Então me conta lá sobre os homens que dentro do metrô de São Paulo bradavam que o 'Bolso.naro ia matar viado'. Me diz aí se não é o discurso homofóbico do JB que levou esses homens a gritarem isso? A pensarem que quando o JB for eleito 'matar viado' será permitido?!? E quanto ao homem que gritou dentro de um vagão só de mulheres do metrô, tb de São Paulo,  Bolso.naro tava chegando para acabar com 'aquelas vagabundas'?!? A fala dele de que nós mulheres somos 'fraquejadas' legitima a misoginia em um país onde mais se mata mulher no mundo.. quando ele for eleito esse homem (e tantos outros) acreditarão que agora é permitido agredir, matar e maltratar as 'fraquejadas' brasileiras.  

A palavra mata, meus amigos. E as palavras desse candidato matam todos os dias. Matam quando incentivam e promovem a homofobia - o nosso país é o número 1 do mundo em assassinato de homossexuais. Matam quando incentivam e promovem a misoginia. Matam quando incentivam o racismo e o desrespeito pelos indígenas. O discurso desse candidato mata quando promove a violência. Quando ele diz que as minorias terão que se curvar às maiorias ou então terão que desaparecer.

Você que é mãe e pai, avô ou avó, que ama seus filhos e netos e vota nesse candidato, já parou para pensar que uma filha/neta sua pode vir a ser vítima desse discurso, ou vocês acham que se ela disser que votou no JB estará isenta de sofrer violência?!? E aqueles pais/avós que tem filhos/netos homossexuais e votam no JB... já pararam para pensar que a próxima vítima do discurso homofóbico do seu candidato poderá ser esse filho/neto que vocês amam?!? Chegou o momento de parar de pensar que o mal atinge apenas a casa do vizinho, porque meus queridos, o mal pode sim bater na sua porta.

Vocês se lembra do poema do Brecht?




É bem isso o que está acontecendo no Brasil. Os eleitores do JB não estão se importando com absolutamente nada nem ninguém que seja diferente deles. Alateridade, nunca ouviram falar! O problema, meus queridos, é que quando a onda vem, leva a todos! A violência social que espera ansiosa para se instalar de forma mais profunda em nossas cidades está a sorrir para vocês todos, só aguardando o momento em que vocês perceberão que ela virá por vocês também.

Entre nós, que estamos na luta contra esse futuro fascista, essa violência já chegou. Chegou na forma de xenofobia contra nós nordestinos; lá na nossa região o JB perdeu em TODOS os Estados, fomos nós, povo nordestino que ajudamos o Brasil a ter um segundo turno. Chegou quando um eleitor do Bolso.naro assassinou ontem, no interior da Bahia, com professor de capoeira negro que disse que não concordava com a postura do JB e por isso havia votado no Haddad... o resultado foi a morte; o eleitor do Bolso.naro deu 9 facadas no professor e ainda feriu seu irmão. Aqui em Lisboa, ontem, mulheres foram chamadas de vagabundas e ainda ouviram que em breve elas seriam as primeiras a 'desaparecer'... quando elas revidaram e chamaram o rapaz de fascista, sabem qual foi a resposta?!? 'Sou branco, sou hétero, sou descendente de italiano, tenho dinheiro e sou fascista sim com muito orgulho'! Então, me digam, qual será o panorama se o JB for eleito?!? Vocês acreditam mesmo que essa violência não irá se aprofundar e expandir?!? Eu, de minha parte, tenho certeza.

E aqueles que defendem o porte de arma?!? Sim, sim, eu sei... o porte é para se ter a arma em casa e não andar com ela na rua... mesmo?!? E os eleitores do JB que foram votar ontem e filmaram seu momento na urna eletrônica (o que é crime eleitoral, diga-se de passagem) com pistolas na mão ?!? E os ditos 'cristãos' que pousam para foto fazendo o gesto de um revolver com as mãos?!? Vocês acreditam mesmo que com o porte de arma liberado, essas armas ficarão sempre e somente guardadas numa gaveta dentro de casa?!? Sério que vocês acreditam nisso?!? Outra questão: e quando houver uma discussão com um vizinho ou com seu/sua companheiro/companheira e de repente alguém está armado, como será que vocês acham que tal discussão acabará?!? E quando você se distrair e o seu filho adolescente tiver um desentendimento na escola e pegar sua arma escondido e der um tiro num coleguinha?!? Ou então quando sua filha sair a noite com as amigas e for abordada por filhinhos de papai bêbados e armados, como fica?!? 

Não dá para apoiar esse candidato e hipocritamente dizer que não apoia seu discurso, pois, um é reflexo irremediável do outro. Não dá para votar num fascista acreditando que se ele não for bem muda-se daqui a quatro anos... porque, meu amigo, pode ser que daqui há quatro anos o país já esteja tão destruído que não haverá nada para mudar apenas para reconstruir. 
Eu, de minha parte, ajudarei a reconstruir com certeza, mas em minha alma e em meu coração saberei que eu fui uma das que não contribuiu para que essa reconstrução fosse necessária. Eu me posiciono! Eu tomo partido! Eu resisto! Eu amo demais o Brasil e, por isso mesmo, não compactuo com o fascismo que quer se instalar no nosso país. Não compactuo com segregacionismos. Não compactuo com intolerâncias. Não compactuo com racismo, homofobia e nem com misoginia. Não compactuo com violência. Não compactuo com a falácia de que é pelo fim da corrupção. Por isso, hoje e amanhã eu direi: #elenão! #elenunca! #elejamais! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário