sábado, 26 de abril de 2014

Quando Deus é tirado das Religiões.... o que sobra?!?




Lola, querida, o assunto hoje é espinhoso, mas chegamos a um ponto em que não pude mais me abster em dar minha opinião!!!

Fico cada dia mais chocada ao ver que alguns pseudo-humanos utilizam a figura do sagrado como prova de que suas crenças são mais puras e melhores que as demais! A polêmica que pulula nas redes sociais, agora, é sobre uma novela da Rede Globo intitulada "Meu Pedacinho de Chão"... Pois bem! O levante do grupo evangélico, aquele que diz que segue à risca os ensinamentos bíblicos, está fazendo campanha contra o dito folhetim... Porque, Lola?!? Simples! Pela divulgação, na TV de algumas características e práticas das religiões Afro-Brasileiras!

Tem gente tão neurótica que vai buscar no Google (grande "compêndio científico") por definições para cada elemento exposto na novela, inclusive chegam a forçar identificações descabidas acerca de alguns nomes de personagens! Façam-me o favor!!!!! 

Nesse ponto, vem a pergunta: qual a principal diferença entre as religiões cristãs e as religiões animistas? Simples, Lola! O Cristianismo é uma corrente teológico-filosófica baseada em preceitos milenares que buscaram sua consubstanciação na filosofia grega antiga. Não Lola, não falo aqui em dogmas, falo nos princípios que regem o Cristianismo... "Filósofos" da Religião como Orígenes, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino mostram em seus escritos os preceitos que regem a práxis cristã... O Cristianismo aboliu o sacrifício de suas cerimônias e incluiu uma liturgia que apenas encena a "morte do Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo"! 

Já a religião de matriz africana ainda passeia por aquilo que, nós estudiosos das religiões, chamamos de "princípio animista"! Seus adeptos cultuam Deus naquilo que ele criou de mais perfeito: a natureza! Os Orixás nada mais são do que o "espírito" de determinados elementos encontrados na natureza... para louvá-los, não se parte o pão nem se bebe o vinho, mas, se sacrifica a galinha, o bode, o pombo... coisas que os "filhos de Abraão" não fazem há milênios... mas que era prática difundida entre os Hebreus a imolação do carneiro em "louvor a Yaweh".... entendeu a diferença, Lola?!?

Como eu posso, ou qualquer um pode, dizer que essa ou aquela forma de se religar ao divino é errada? Sim, Lola, religar, poque esse é o significado do termo "religião"... religare... Se eu sou do Candomblé, Lola?!? Ou da Umbanda?!? Não querida!!! Não tenho uma religião... não sou praticante... minha linha religiosa é: fazer o bem e amar o meu semelhante! Acredito que num mundo sem referências concretas, sem grandes exemplos, a única coisa que podemos fazer para melhorar nossas "chances" de preservar a Terra é ser benigno, é se furtar de causar mal a outro ser humano... é não ser corrupto... é não julgar sem conhecimento de causa... é respeitar as opções pessoais de cada um e de todos!  

O que me deixa mais indignada é que algumas pessoas medíocres e de mentes estreitas estão levando seus preconceitos e desconhecimentos pessoais chegarem ao ponto extremo de condenar um folhetim por não respeitar as alteridades!!! Mas se vocês pensam que a lenga-lenga dos queridos neo-pentecostais fanáticos para por aqui, vocês estão muito enganados!!!

É comum ver esses fanáticos sem causa citarem o Levítico para condenarem a homossexualidade... Por favor!!! No Levítico também é proibido tatuagem... carne de animais com pés fendidos... entre tantas outras coisas... Segundo a Bíblia, a idolatria também é pecado e, Lola, existe maior idolatria nesse mundo do que a idolatria que a maioria dos pastores têm pelo dinheiro?!? Desde quando Deus condena o ser humano por ser autêntico e viver sua vida como melhor lhe aprouver? Se assim fosse, Ele não teria dado ao homem o princípio fundamental de nossas escolhas de vida: o livre-arbítrio.... sem esse elemento específico, provavelmente viríamos ao mundo programados e guiados para termos uma vida única e exemplar!!! Pelo amor do guarda, né Lola?!?!!!??

Vejam, além de não respeitarem um simples folhetim... não respeitarem outras religiões... também não respeitam as opções íntimas do Outro! Desde quando amar é pecado?!? E desde quando existe fórmula certa para o amor? O que me interessa saber se fulaninho é gay? Se fulaninha é lésbica?!? O que me interessa é saber QUE TIPO DE SER HUMANO eles são!! Se forem boas pessoas, porque eu os condenaria?!? Acredito, e defenderei até o fim dos meus dias, a liberdade de cada ser humano ser aquilo que escolher ser!!! 

Lembrei-me de uma imagem que circula pelas redes sociais e que diz que Cristo não era cristão, Buda não era budista... etc... etc... etc... o que Cristo, Buda, Gandhi, Chico Xavier e tantos outros tinham em comum era o seu amor e seu não julgamento pelo próximo!

Até quando vocês irão ficar com essa pretensão megalomaníaca de que apenas a sua religião é a que presta?!? Até quando veremos preconceitos particulares se transformarem em "pensamento global"?!? Até quando aceitaremos que todo um grupo seja "condenado ao fogo do inferno" apenas por ser diferente?!? Até quando Deus será vilipendiado por aqueles que se auto-intitulam seus "representantes"?!? Até quando, Lola, até quando?!?

Acho que essa galera neo-pentecostal "fanática" deve ter parentesco com Hitler e Mussolini... pois, se encaixam bem no pensamento "higienista" dos nazi-fascistas... Holocausto dos "ditos" impuros, Lola?!?

Se você não gosta da novela, por favor, desligue a TV e vá lavar a louça  que está na pia ou aquela trouxa de roupa que lhe espera do tanque!

Se você não suporta gays, lésbicas, negros, pobres, travestis,por favor, se mude para Marte e funde um novo partido nazi-fascista... o universo precisa mesmo, né Lola, de novos Hitlers e Mussolinis?!!!?






Nenhum comentário:

Postar um comentário