Meus queridos, diante de tudo que está acontecendo na minha querida Cidade do Recife, hoje trago para vocês um texto no qual tomo partido!
Como bem disse Antonio Gramsci, "a indiferença é o peso morto da História, é a matéria inerte em que se afogam frequentemente os entusiasmos mais esplendorosos, é o fosso que circunda a velha cidade e a defende melhor do que as mais sólidas muralhas, melhor do que o peito dos seus guerreiros, porque engole nos seus sorvedouros de lama os assaltantes, os dizima e os desencoraja e às vezes, os leva a desistir de gesta heróica", portanto, não poderia ficar indiferente ao que está sendo covardemente feito no Recife!
Essa conversa de "neutralidade" é discurso de gente que não tem coragem de assumir suas convicções e paixões! E, antes que alguém pergunte, não, NÃO é pelos velhos armazéns!! A ocupação do Cais José Estelita é uma ação feita pela sociedade civil para exigir do poder municipal um diálogo com a população sobre em qual Recife se quer viver!
A mesquinhez de alguns é tão gritante que daqui de Coimbra fico de boca aberta sem acreditar que algumas pessoas tentem perpetrar o discurso "cidade moderna é cidade com concreto, vidro, e arranha-céus!! Cidade moderna é aquela em que seu povo tenha espaços abertos para sociabilização! Cidade moderna é aquela em que o cidadão comum possa levar sua família para tomar um café num parque arborizado! Cidade moderna é aquela em que a mobilidade urbana é real e eficiente!!! Cidade moderna é aquela em que todos os cidadão, independente da classe social, tenham poder de decisão sobre o que se deve ou não construir nela!
Quando eu ando pelas ruas de Coimbra, o que mais me chama a atenção é a quantidade de verde nas ruas! A quantidade de cafés e esplanadas onde se pode sentar ao sol e apreciar a paisagem de forma que o tempo passa lentamente... aqui em Coimbra existe o Parque Verde do Mondego, um lugar lindo, com muito verde, cafés, parquinho para crianças... quando o dia está quente e o sol reina soberano no céu anil, saímos de nossas casas e partimos para o Parque para aproveitar o dia... e isso, para mim, é o verdadeiro conceito de "cidade moderna"!
Eu sonho com um Recife assim!!! Verde, plano, onde o humano se permita ser humano! Um Recife onde tenhamos a oportunidade de viver de forma plena e intensa as potencialidades que hoje são preteridas pelo vil metal "doado" pelo Consórcio Novo Recife... Esse suposto "Novo Recife" jamais me representará nem tampouco representará os anseios do povo que vive de forma acelerada e sem um local que o permite "escapar" um pouco da lida cotidiana! Esse "Novo" vem com uma velha roupagem de coronelismo, desmandos, ilegalidade, corrupção e todas as mazelas que hoje se vai às ruas protestar contra! É esse "Velho"... oops! "Novo" que vocês querem pro futuro de nossa Cidade? E depois que esse monstruoso projeto se concretizar, o próximo passo será "passar o trator sob a comunidade de Brasília Teimosa" como singelamente sugeriu o rapaz Carvalheira?
São falsos Alvarás... Restituição de Posse que fere o Estado de Direito... E a pergunta que fica é: Até quando aceitaremos passivamente os desmandos e silêncios do Prefeito Geraldo Julio? Até quando ficaremos como gado no cabresto? Até quando acreditaremos que modernidade é sinônimo de degradação do Patrimônio Histórico? Até quando Pernambuco, até quando?!!?
Você que reclama do calor, do trânsito caótico, de não ter onde ir aos fins de semana... levanta o rabo dessa cadeira e vai pro Estelita!!!! Ocupa aquele espaço junto de toda gente que lá já está!!! O espaço público é SEU, MEU E DE TODOS!!!
Eu, Priscilla Pinheiro Quirino, daqui de Coimbra também Ocupo o Estelita!!! Também Resisto com o Estelita!!! Também exijo um outro Recife!!!
#OcupeEstelita #ResisteEstelita