Lola, como cientista social que sou, professora, doutoranda, enfim, alguém que estuda e pensa em coletividades, me cansei de ficar calada sobre essa babaquice do "vai ter copa - não vai ter copa"!
Acredito, sinceramente, que nosso tempo seria melhor empregado se estivéssemos discutindo de forma séria e consciente o que cada um de nós pode fazer para modificar a realidade que nos cerca.
Acho, Lola, que a hora real de protestar contra a copa foi no momento em que o nosso país se candidatou, mas ali na hora decisiva todo mundo ovacionou e ficou feliz com a copa! Hoje, nesse momento que nosso país vive, o que eu vejo são velhos mecanismos de extrema-direita que por muito tempo ficaram adormecidos voltarem para assombrar a sociedade brasileira... o discurso hoje não é mais "comunista come criancinha" é "ditadura cubana no Brasil"... pfvr! Nós vivemos hoje as consequências de mais de 500 anos de exploração e usurpação da população!
Não é culpa do PT, PMDB, DEM, PSDB, PSB, PV, PTB...etc... etc... etc... a culpa é nossa que sempre nos encolhemos diante das injustiças pq as injustiças não nos dói na carne... o culpado somos todos nós que vendemos nossos votos por empreguinho, dentadura e milheiro de tijolo... o culpado somos nós que nos furtamos de exercer nossas obrigações e direitos se for em favor do coletivo!
A culpa não é da copa, a culpa é da população brasileira que por "uma boquinha nas tetas do erário público" vende a própria mãe! A culpa é da corrupção, mas não a corrupção dos políticos, a corrupção de nossa sociedade! A sociedade brasileira, infelizmente, é em sua maioria uma sociedade corrupta! Uma sociedade que preza pelo ter a qualquer custo! Uma sociedade onde a ética e a moralidade só existem até que alguém pague para que essa mesma sociedade as esqueça!
Nossa nação está falida dos preceitos básicos que deveriam constituí-la pelo simples fato de que nosso povo está falido! Acredito que está na hora de parar com esse mimimi sem sentido e sem valia e começar a efetivar ações de melhorias coletivas: primeiro com a família, depois com nossa rua, depois com o nosso bairro... e assim por diante, porque se não temos grandes referenciais a seguir que façamos de nós mesmos referenciais para aqueles que nos cercam... referenciais de ética, moralidade, decência, e quem sabe assim, possamos começar a vislumbrar o país que queremos?!?
Quanto a copa, bem, quem quiser ir pro estádio que vá... quem quiser ver pela TV que veja... quem não quiser saber dela que se abstenha... agora, é bom abrir os olhos porque o panorama que se descortina para outubro não é bom e se ele se concretizar quero ver "quantos armazéns irão cair"!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário