sexta-feira, 16 de maio de 2014

Viver é um rasgar-se e remendar-se...




Lola, como Guimarães Rosa sabiamente asseverou, "viver é um rasgar-se e remendar-se"! A vida, minha amiga, não é fácil e nos cobra diariamente pelas escolhas feitas ao longo do caminho... Da vida, ninguém se esconde! Só ela é capaz de derrubar nossas máscaras e escudos! Ela é a melhor professora para os teimosos e é ela que concede sabedoria a quem é inteligente o suficiente para aprender com os erros cometidos e não voltar a percorrer a mesma vereda vezes sem fim...

Ah, Lola! Na vida, a cada etapa trilhada da estrada, nós nos destruímos e reconstruímos incessantemente! Mudamos de caminho, dobramos numa curva, saltamos de abismos, cruzamos pontes, derrubamos outras, nos aproximamos e nos distanciamos, dos outros e de nós mesmos... e, assim, nunca seremos os mesmos em nenhum momento dessa imensidão chamada vida! A cada minuto, cada novo dia, somos tão diferentes do que éramos ontem que muitas vezes nem nos reconhecemos ao ver-nos no espelho!

A vida chama, Lola!!! Ela grita-nos: vem! vive-me!! abre a porta e deixa-me entrar!! Sim, amiga, eu sei que existem muitas pessoas nesse mundo que se lamentam por não terem felicidades duradouras, por não terem encontrado o amor real, vibrante e verdadeiro... se queixam de não serem amadas e da falta de luz em suas vidas... existem pessoas nesse mundo que amam o caos e outras a pacificação! E, Lola, tem também aquelas que, no mais profundo dos seus íntimos desejam todas as coisas acima, que sentem necessidade de abraçar a luz que surge em suas vidas, mas, o caos que trazem em si é tão confortável, que abrir mão de vícios morais e comportamentais para se reconstruírem parece tão dolorido que voltam atrás e (re)abraçam o caos e seguem pela vida volitando entre paisagens semelhantes sem nunca se sentirem satisfeitos!

Existem pessoas, Lola, que são luz! Essas abraçam esse desconstruir-reconstruir e iluminam as vidas que as rodeiam... São pessoas que nos confortam, nos centram e nos apontam o caminho fora da margem... Mas, Lola, essas pessoas dão medo... sim, amiga, medo! Porque elas nos veem como somos e nos mostram que o caminho fora da margem é árido e difícil e é aí que muitos desistem e escolhem a margem e a sombra por ser mais fácil... mas, Lola, o mais fácil nunca foi o redentor... muito menos o satisfatório... o mais fácil sempre nos tocou pouco e, ao final, nos deixou um sentimento de incompletude que muitas vezes não compreendemos!

O processo que a vida nos obriga a fazer de rasgar-remendar é lento, sofrido, muitas vezes solitário, mas, quando estamos "remendados", quando acordamos e vemos que esse "novo" EU é mais brilhante, bonito e suave que aquele de 'ontem' é que percebemos o quanto viver e permitir-se amadurecer e mudar é satisfatório!! Sim, Lola, eu rasgo-me e remendo-me todos os dias... abro mão de partes minhas que não servem mais... mudo meu caminho... tento ser pequena vela a iluminar a noite dos meus amigos... deixo-me livre para ser aquilo que me alegra... deixo o outro livre para que ele possa ser aquilo que deseja... desapego de pessoas e coisas, porque só assim no "não-ter" é que temos... mas, Lola, é preciso coragem!! Porque, nenhum aprendizado é fácil... e o aprendizado da vida é o mais difícil... Mas, se nos comprometemos com nós mesmos de forma séria e resoluta, a felicidade duradoura e o amor serão sempre nossas recompensas!!!

Como já dizia Clarice Lispector: "o que a vida quer de nós é coragem!!!!

Coragem, Lola, coragem!!! Que a luz está ali ao dobrar a esquina!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário