domingo, 15 de março de 2015

A "Marcha" de Amanhã... 15 de Março de 2015, o começo de um golpe?



Fui convidada por um conhecido para confirmar presença na Marcha pelo Impeachment de Dilma Rousseff que ocorrerá em Recife amanhã, na Praia de Boa Viagem, e em vários outros locais do Brasil... Coloquei lá na página que não iria comparecer... mas, por curiosidade fui ler a parte descritiva do "movimento" e alguns trechos que chamaram a atenção...

"◣Na data 15 DE MARÇO, um domingo, toda a FAMÍLIA BRASILEIRA estará reunida nas ruas para exigir o IMPEACHMENT da incompetente presidente Dilma Rousseff."

Esse trecho acima me lembra demais os discursos proferidos pelos militares quando tomaram, através de um golpe de estado, o poder no Brasil na década de 1960... Me lembra dos vídeos que eu vi e de tudo o que eu estudei, das fotografias da TFP desfilando pelas ruas em apoio aos militares, ao horror perpetrado nos porões do DOPS, à falta de liberdade política e civil... e isso me diz que as pessoas por trás dessa manifestação de amanhã das duas uma: ou não conhecem a história recente deste país chamado Brasil ou devem vir de uma família que apoiou o regime militar e não teve nenhum dos seus membros presos, torturados ou mortos... Aí eu penso: o que isso diz sobre essas pessoas?!? Sobre esse ódio que anda sendo destilado nas ruas do nosso país e aqui nas redes sociais?!?

Enfim, há outros dois trechos que me chamaram a atenção também:

"◣A cada dia fica mais clara a culpa (por omissão ou negligência) da Presidente Dilma nos bilionários escândalos de corrupção envolvendo a Petrobrás. Dilma, além de ser Presidente da República há quatro anos, presidiu o Conselho de Administração da Petrobras por quase oito anos (2003-2010) – período onde ocorreram verdadeiras monstruosidades envolvendo recursos da maior empresa do Brasil."

"◣É hora de darmos um basta nisso e mostrarmos que o Brasil não é e nem será de políticos corruptos que se utilizam das nossas riquezas para levarem vantagem e se perpetuarem no poder."

Vejamos, os organizadores dizem que 'a cada dia fica mais clara a culpa (por omissão ou por negligência)', então, não há provas reais de que a Presidenta da República tenha de fato cometido nenhum crime contra a nação, não é? Se assim fosse, o pedido de Impeachment seria legal e válido e já estaria sendo votado no Congresso Nacional, tal qual fizeram com Collor... na forma em que está sendo requerido por uma parcela da sociedade, sem prova alguma de que Dilma Rousseff tenha de fato cometido crime contra o Brasil durante seus governos (o atual com apenas 3 meses de "vida" ainda), então, eu enquanto cidadã brasileira e cientista social, só posso analisar tal ato como ilegal e golpista... quanto às datas em relação a Petrobrás (2003-2010) e os escândalos atuais, por favor não esqueçamos a corrupção e os escândalos ocorridos na mesma empresa estatal na década de 1990 quando nem Dilma nem o PT eram o governo federal e nenhum deles foi investigado, diferentemente dos escândalos atuais, ou vocês não acompanham as operações da PF para prender os culpados pelo desvio de verba da Petrobrás?!? Mais uma vez a pergunta: falta de conhecimento histórico?!?

Quanto a última citação da página onde os organizadores dizem que o 'Brasil não é nem nunca será de políticos corruptos', eu me pergunto se as pessoas que organizam o ato de amanhã nasceram hoje, porque, desde que o Brasil foi colonizado que a elite que o governava (vejam, lá se vão 515 anos!) vilipendia e corrompe a nossa política, impulsionados pela ganância de poucos em detrimento dos reais interesses da nação brasileira. Então, por favor, vamos parar de hipocrisia e leviandade e vamos assumir a culpa, meus caros! A corrupção do nosso país não é culpa do PT, nem de Dilma, a corrupção do nosso país é culpa da população que vota e sempre votou em homens sem honra nem dignidade, naqueles que podem "me ajudar", "ajudar minha nora" ou "ajudar meu filho"... o povo brasileiro sempre votou naqueles que lhes deram um milheiro de tijolos, uma dentadura ou contratos milionários....

Se você vai pra rua amanhã, vá por motivos sólidos e legais... grite pela reforma política, pelo fim do patrocínio das campanhas eleitorais por grandes corporações privadas... exerça seu legítimo direito ao protesto, o que é justo e lícito, mas, não clame por algo que é ilegal e anti-ético, clamar pelo impeachment nada mais fará de você do que um golpista e não um cidadão brasileiro consciente....

E, só pra lembrar: antes de conseguir acabar com a corrupção na política brasileira, comece a praticar antes no seu cotidiano - não fure fila, não peça ajuda do seu amigo gerente para passar na frente dos outros no banco, não falsifique carteiras de estudante, não faça gato com a energia, não dê um trocado ao guarda que lhe parar numa blitz, não copie e cole textos da internet e entregue como se fosse seu, não cometa plágio, não "dê o jeitinho brasileiro", não aceite suborno no cumprimento do seu dever, não desvie verbas públicas... todos estes atos são atos de corrupção, se você pratica algum deles, por favor, proteste amanhã contra a corrupção que há dentro de você para depois poder, verdadeiramente, pleitear o fim da corrupção nacional... mas, até que nenhum brasileiro (ou ao menos 90% deles) faça nenhuma destas coisas e se conscientize que corrupção não é apenas 'o ato de desviar verba pública' mas que está presente nas pequenas coisas da vida cotidiana, ainda estaremos elegendo políticos como Renan Calheiros e tantos outros similares....

Ah! Não, eu não vou amanhã pelo simples fato de que as eleições já aconteceram em outubro do ano passado e as próximas só ocorrerão em outubro de 2018, então, aconselho a esperarem até lá para poderem, constitucionalmente, tentarem mudar o Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário