Vocês já acordaram em um dia cinza e se perceberam "esperando na janela"?!? Acho que todos nós, durante boa parte de nossas vidas ficamos assim, parados em nossas salas "esperando na janela".
O que será que estamos fazendo ali, observando a vida quotidiana da cidade passar diante nossos olhos, com seus sons, cheiros e cores, como se fosse algo tão distante de nossa janela que sua única função é construir um quadro que não nos contém?
O que esperamos? Quem esperamos? O que queremos com essa atitude de "esperar na janela"? O que será que entrará pela nossa janela que pensamos ser tão maravilhoso que não conseguimos nos mover do lugar?
"Esperar na janela" é a metáfora de muitas vidas... é a metáfora de nossas vidas, nem que por apenas um breve momento.
Quando somos crianças, e o relógio da cozinha bate as 18:00, corremos para esperar na janela da sala de estar a chegada de nossos pais de seu trabalho. Nesse momento, a espera na janela é o espelho da esperança infantil de que nossos pais retornarão para casa e viverão conosco as magias de mais uma noite em família.
Quando nós viajamos, não importa a idade que tenhamos, sempre preferimos ir na janela, não é? Viajamos grudados na janela e nela esperamos para ver os novos horizontes que a estrada ou o céu nos traz. Esperamos na janela para ver em primeira mão a exuberância das novas cidades e países que iremos desbravar e viver. Esse esperar na janela descortina todo um novo mundo de costumes, culturas e cores, no qual não vemos a hora de mergulhar! É o esperar na janela das possibilidades.
Quando alguém novo entra em nossas vidas, também estamos esperando na janela. Não importa a forma com que conhecemos esse alguém, o que importa é que no momento em que dissemos "olá" também estávamos esperando na janela! E esse esperar na janela é a chave de conhecer novas pessoas, fazer novos amigos, vivenciar novos amores... é o esperar na janela do amor em sua ampla significação!
Há aqueles, porém, que esperam na janela a vida inteira. Esperam na janela pelo emprego dos sonhos. Esperam na janela pelo amor da vida. Esperam na janela pela vida ideal. Esperam na janela pelo sonhado lar. Esperam na janela para desbravar novos horizontes. Mas esse esperar na janela é estático, monótono e não nos move à lugar algum. Esse é o esperar na janela daqueles que têm medo de arriscar tudo pelos seus sonhos e apenas se sentam numa cadeira confortável e aguardam... aguardam... aguardam... mas nessas janelas, passarinhos não cantam, a luz do sol não entra e a sala parece sempre noite! Esse é o esperar na janela das pessoas que têm medo... que já sofreram... que não se permitem estar abertas a esperar na janela da vida e realmente viver tudo aquilo que essa janela lhes oferece!
Sim, hoje eu espero na janela... não espero coisas grandiosas nem espetaculares! Espero na janela pelas coisas simples, singelas... Espero na janela pelo amanhecer e pelo pôr-do-sol... Espero na janela pelos filhos que um dia terei... Espero na janela doando o amor que trago dentro de mim a todas as pessoas que passam por ela... Espero na janela para vivenciar paixões e mergulhar de cabeça em suas maravilhas e mistérios.... espero na janela para vivenciar de novo e mais uma vez o amor romântico... Sim, eu já sofri, já fiquei estática no lugar, já fui moída pela vida em diversas ocasiões... já fechei a janela por um tempo... mas, percebi que correr riscos pelo que vale a pena (seja um novo emprego, uma nova cidade, a família ou alguém que nos faz bem) é a tônica maior de "esperar na janela"...
Esperar na janela não é algo sem sentido! Longe disso! Esperar na janela é abrir suas portas para que todos os sons, cores e presentes da vida possam entrar em você e operar o milagre da transformação que é o ponto central de toda essa nossa jornada no planeta Terra! Por isso, espere na janela, e quando avistar algo que lhe chame atenção, pule a janela e apenas viva!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário