sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Sobre a Emoção de Ser Tia (Tio)....

Muito se fala e se escreve sobre a emoção de ser mãe/pai, de ser avó/avô, não é Lola? Mas raro são os que escrevem sobre a emoção de ser tia/tio... e é sobre isso que falarei aqui hoje...

Era manhã aqui em Portugal, eu estava ainda no meu processo de acordar (lento processo, devo dizer) quando meu whatsapp avisa a chegada de uma mensagem do grupo das minhas irmãs. Pensei que era a corriqueira mensagem de 'bom dia' e coisas assim... mas não era, Lola.. era uma mensagem totalmente nova e inesperada (ao menos naquele momento). A mensagem dizia: bom dia, titias! E eu pensei, ainda meio dormindo: oi?!? titia?!? como assim, Bial?!?

Quando a ideia finalmente chegou nos meus neurônios, eu fiquei meio que enlouquecida! Chorei, ri, e imediatamente tive o louco impulso de sair por Lisboa entrando em tudo que era loja de artigos infantis para comprar tudo o que eu achasse de mais bonito para o meu sobrinho/minha sobrinha (ainda não sabemos o sexo, mas tenho quase certeza que será menino... rsrssrsrrs)... respirei fundo e me controlei... já pensou, Lola, como seria esse 'frenesi' de compras?

Comecei então a mandar mensagem para minha irmã, Luciana, perguntando como ela tava, de quanto tempo, qual a previsão pro parto e coisas assim... eu queria saber tudo... bombardeei ela de perguntas... fui pesquisar coisas na internet... a melhor alimentação... cuidados na gestação... coisas objetivas sobre o 'estar grávida'... e o engraçado Lola, é que eu tava pesquisando coisas para falar para Lulu como se ela não soubesse de nada... hahahahahaha... foi então que pensei: Priscilla, não seja louca, sua irmã é enfermeira obstetra, ela já sabe de tudo isso... ri comigo mesma e terminei não mandando nada daquilo pra ela... Essa é a primeira reação que temos quando descobrimos que seremos tias/tios... e é uma sensação maravilhosa!

Mas, existe outra emoção mais profunda e quase inexplicável... principalmente quando você é a irmã/o irmão mais velho (como eu)... quando somos os mais velhos entre nossos irmãos, saber que eles serão pais traz toda uma nova dimensão dentro de nós... É o pensamento " 'nosso bebê' vai ter um bebê"... sim, porque todos os irmãos mais velhos têm sempre a sensação de serem um pouco mães e pais de seus irmãos mais novos.... isso é fato! Então, Lola, minha emoção foi perceber que aquele ser que eu vi nascer, crescer e se tornar uma bela e iluminada mulher estava agora carregando um novo ser dentro de si.. ela ia ser mãe.. íamos ganhar um novo membro da família... eu ia ser tia... e ao mesmo tempo meio avó... hahahahahahaa... louco isso.... mas é assim que me senti quando soube da notícia...

Não sei se algum dia viverei a emoção que a minha irmã sente hoje... a emoção de se saber mãe... ao menos, não sei se conhecerei essa emoção de carregar alguém dentro do meu ventre... porque dentro de mim tenho o amor e o sentimento de mãe em relação a inúmeras pessoas (deve ser a influência do meu signo... toda canceriana é meio mãe das pessoas que ama)... mas, mesmo que não sinta a explosão de sentimento e a transformação interna (espiritual muito mais que física) de carregar e parir alguém... posso dizer que a emoção de me saber tia (ou quase tia) já é motivo de gratidão infinda a Deus! O amor que sinto pela minha irmã hoje, ao saber que ela será mãe, só fez se aprofundar e ampliar... porque o meu amor por ela agora se multiplicou por dois... é amor por ela e por esse pequenino ser que logo mais estará 'abrindo olhos' para o mundo... vivo hoje inundada de amor e isso é algo indescritível (e que eu recomendo a todo mundo! hahahaah)!!!

E além de ficar feliz por ser tia, fiquei ainda mais feliz por saber que o bebê provavelmente nascerá no dia do meu aniversário!! Tem presente no mundo melhor que esse?!? 

A emoção de ser tia/tio é tão profunda e tão intensa... é sublime! É a emoção de saber-nos capazes de amar profundamente um ser pequenino, sentirmos o instinto de protegê-lo e auxiliá-lo em sua jornada na Terra...é perceber-se amando sem medidas, sem restrições, sem subterfúgios! Saber-se tia/tio é maravilhoso!!!

À minha irmã eu digo: Luciana, você será uma mãe maravilhosa! Esse bebê tem muita sorte de te ter na vida dele nesse lindo papel de mãe e amiga... estarei aqui, junto com Lali, para te ajudar no que for preciso e para cuidar, amar e proteger esse lindo ser que hoje te habita e que, mesmo quando 'sair' de ti, te habitará para sempre, pelo resto dos teus dias!!! Parabéns, querida!!!! Te amo e estou ansiosa para receber essa coisinha preciosa que vai chegar!!!  




Nenhum comentário:

Postar um comentário