quarta-feira, 18 de junho de 2014

Pernambuco e o Leão que virou Concreto...






Boa tarde, queridos leitores! Hoje o texto não trata das vaias e xingamentos à Presidenta Dilma Rousseff! Hoje o texto trata da truculência policial e os desmandos do Governo do Estado de Pernambuco e da Prefeitura do Recife. Hoje o texto trata da tentativa de "assassinato" do sonho de uma cidade melhor e mais justa para todos!

Você não sabe onde fica Pernambuco, Lola? Pernambuco fica no Nordeste brasileiro. Durante o período colonial era o pólo econômico, com destaque para sua produção de açúcar (principal fonte de lucro da nossa metrópole)... Enfim, Pernambuco ficou conhecido como "Leão do Norte", pois, além de seu poderio econômico, foi em Pernambuco, em 1817 que houve a primeira Revolução Republicana da História do Brasil. Pernambuco se transformava, a partir daí como o celeiro dos movimentos republicanos nacionais... Sim, Lola, Pernambuco é um estado guerreiro e que sempre defendeu a liberdade! Infelizmente, querida amiga, atualmente Pernambuco se encontra como um "pedaço de carne" que está sendo disputado por um aglomerado de empreiteiras que só pensam no lucro em detrimento da sustentabilidade e democratização do espaço para a população!


O panorama que hoje se descortina na capital do nosso estado, a cidade do Recife, é o mais nefasto possível! As manchetes dos jornais, os vídeos no youtube e os posts no facebook só nos fazem perceber que o Recife se encontra refém de uma corja de ladrões! Isso mesmo, Lola!!! Estão roubando o espaço público da cidade! Estão roubando  o direito do cidadão recifense de decidir e pensar a sua cidade! Roubando nosso direito de ESCOLHER a cidade em que queremos morar!!! A Moura Dubeux, a Queiroz Galvão, a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco se encontram unidos por um amor absoluto pela ilegalidade! Sim, Lola, ILEGALIDADE!!! Segundo o Ministério Público Federal, há uma determinação do mesmo que proíbe qualquer demolição/construção no local do Cais José Estelita... há, também, parecer do Iphan (órgão federal) que enquadra o Cais José Estelita e seus armazéns como Patrimônio Histórico Nacional....

                                   https://www.youtube.com/watch?v=5xuoNvytFD8

A princípio poderíamos pensar que com estes dois órgãos federais defendendo os interesses do Cais José Estelita tudo estaria bem e teríamos tempo para tentar mudar o projeto "Novo Recife"... que de "novo" só tem mesmo o título! Mas não, Lola, nada estava a salvo! Hoje, por volta das 5h da manhã (horário do Recife), enquanto os ocupantes do Cais José Estelita ainda dormiam, o atual governador de Pernambuco, o sr. João Lyra, deu ordem ao Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco para invadirem o Estelita e expulsarem os que ali estavam acampados para impedir  a demolição dos armazéns históricos! A ação foi brutal e chocante! A PMPE agiu com a brutalidade que jamais deveria ser utilizada... infelizmente, o que vimos da atitude da Polícia Militar foi a típica resposta militar: agir sem questionar, mesmo quando você está massacrando cidadãos que estão lutando por um direito que também é seu! Cadê a Corregedoria que o senhor do Batalhão de Choque mandou uma das mulheres, que protestava contra os tiros e bombas lançados contra pessoas desarmadas, procurar e relatar seus desmandos? 


E para deixar claro para alguns idiotas que bradam que "foi bem feito a ação policial de hoje"... que ali no Estelita "é um bando de maconheiro que invadiu de forma ilegal o espaço"... gente que mora na Suíça e se acha "especialista" na Cidade do Recife... bem, meus queridos, o que eu lhes digo é: A Cidade do Recife necessita de espaços verdes e de convivência para TODA a sua população; A Cidade do Recife merece espaço público planejados e pensados para incluir e não segregar; A Cidade do Recife precisa de políticas públicas de sustentabilidade e democratização do urbano; A Cidade do Recife precisa ter seu patrimônio histórico preservado e não demolido! A Cidade do Recife precisa de um plano de mobilidade urbana eficiente; A Cidade do Recife precisa e merece ser pensada e "construída" para o povo e não apenas para uma minoria! Mas, se mesmo assim, vocês ainda não entenderam, por favor, procurem no site do Direitos Urbanos Recife, Ministério Público Federal -PE... e demais órgãos competentes a documentação acerca da questão das ilegalidades do projeto defendido pelo poder público local... Afinal, não é sempre que ganhamos 500 mil reais de 'patrocínio" eleitoral, não é?!?
          


E, para aqueles que vivem na cidade e , mesmo assim, querem os espigões e mais concreto porque acham que isso é sinônimo de "modernidade", aconselho que façam um "estágio" de 60 dias, e se mudem para o Parque Dona Lindu, afinal, ali é a prova viva da "beleza" do concreto armado ao invés de parques verdes...

E para aqueles que acreditam na luta, como eu, reativemos o nosso "espírito guerreiro" e lutemos por uma cidade mais justa, inclusiva e livre!!!

Movimento#OcupeEstelita  #ResisteEstelita

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Vaia para Dilma... A Hipocrisia do Povo Brasileiro




Bom dia, Lola! Sim, minha querida amiga, a Copa do Mundo começou... Contudo, daqui das terras do além-mar, fiquei perplexa e envergonhada ao ver os brasileiros que estavam no estádio a vaiar a nossa Presidenta. Esse ato, além de desrespeitoso, fere deveras a nossa democracia, afinal, Dilma Rousseff é a chefe máxima de nossa nação e como tal merece o nosso respeito. Não estou aqui dizendo que a população brasileira em sua totalidade deve gostar dela, mas RESPEITO, é algo que devemos ter por todo e qualquer ser, independentemente se gostamos dele ou não!

Os brasileiros que estavam no estádio ontem para assistir a abertura da Copa e o jogo Brasil x Croácia, além de desrespeitosos são, em essência, hipócritas! Afinal, se concordam com o movimento acrítico do "não vai ter copa", porque estavam no estádio? Porque gastaram até R$500,00 com um ingresso para verem algo que repudiam?!? Porque se submeteram a ir ao estádio, beber, cantar, torcer e gritar pela Seleção Brasileira se, na verdade, acham a realização da Copa algo absurdo e errado?!? Onde foram parar os protestos?!? Estão de folga durante os jogos do Brasil?!? Só serão feitos para ferir jornalistas internacionais como no caso da CNN?!?

É muito fácil despejar nas costas de uma única pessoa as mazelas seculares do Brasil! Além de fácil é irresponsável e mesquinho! Nunca pensei que, em pleno século XXI, as pessoas do meu país ainda se permitiriam ser utilizadas como massa de manobra da pior espécie! Para mim, enquanto cientista social e brasileira que mora no exterior, o episódio da vaia, antes de me alegrar como "ato democrático", me envergonhou por perceber o quanto manobrável alguns brasileiros são! Aqueles brasileiros que estavam no estádio nunca me representarão! O Brasil é um país historicamente corrupto... onde a corrupção independe de política e partidos... uma boa parte da população brasileira (para não dizer a maior parte) é corrupta! Afinal, corrupção não é apenas desviar dinheiro público! Corrupção é furar fila, subornar guardas de trânsito para não levar multa, ir a um banco onde um amigo trabalha e pedir a ele que resolva seu problema na frente dos demais clientes... a corrupção está entranhada nos interstícios nacionais e não seria Dilma Rousseff quem resolveria todos os problemas em quatro anos como se fora uma Mary Poppins que magicamente tiraria o "remédio" para nossos males seculares de sua mala...

Aqui em Coimbra, principalmente ontem, o que vi foi uma Praça da República lotada de pessoas vestidas com as cores de nossa bandeira... brasileiros, portugueses, alemães... e tantos outras pessoas de diversas nacionalidades a torcerem pelo nosso país... e o que eles viram? Pessoas mal-educadas vaiando a Chefe da Nação como meninos mimados que tiveram um doce negado por suas mães!!! O que eles vêem daqui é um povo mesquinho e desrespeitoso... um povo que recebe os estrangeiros que aí foram para prestigiar suas seleções durante o Mundial como se fossem "visitas indesejadas"... quando, em todos os países sedes da Copa a nossa Seleção foi recebida com todo o respeito e consideração... que imagem queremos passar para o mundo?!? A de uma Nação de pessoas mal-educadas, que por não conseguirem resolver seus problemas seculares à jato tentam se lançar sobre os que nos visitam para que resolvam nossos problemas?!? 

O que eu vejo aqui desse lado do Atlântico é o respeito e a admiração que a maioria dos europeus que conheci têm pelo Brasil! O que eu escuto é que o Brasil ainda tem questões sociais e políticas a resolver, mas que está muito melhor do que há uma década atrás... pessoas que nunca foram ao nosso país e que sonham um dia conhecê-lo... que amam nossa cultura, nossa comida e nossa garra... pessoas que ficaram perplexas com a atitude dos "pseudo-brasileiros" que se encontravam na Arena Corinthians ontem! Em Coimbra, as únicas pessoas que eu vejo falar mal do Governo Federal são alguns brasileiros que, ironicamente, só estão aqui por conta do Governo Federal.... mais hipocrisia?!? Bolsistas CAPES e Cnpq a falarem mal do nosso país e, alguns, chegam mesmo a dizer que "infelizmente são brasileiros"... Aí eu me pergunto: se não gostam de ser brasileiros porque aceitaram bolsas para estudar na Europa?!? Porque não emigraram e foram lavar pratos ao invés de serem sustentados pelo erário público?!? Que tipo de pessoas são essas, Lola?!? São do tipo das que estavam no estádio: corruptas, hipócritas, alienadas e aproveitadoras!!! Não acredito que o Brasil precise ou mereça esses pretensos "doutores" em suas universidades... e sabe, Lola, é exatamente para lá que estes indivíduos disputarão vagas em concursos públicos e passarão toda sua vida sendo mantidos pelo erário público... 

O que nós precisamos, Lola, é mostrar ao mundo que o Brasil, hoje, tem mais de 37 milhões de pessoas fora da linha da miséria... 37 milhões de pessoas que hoje têm o que comer... o que precisamos mostrar ao mundo é que em comparação aos 8 bilhões gastos na Copa do Mundo (entre dinheiro público e privado) é que mais de 1 trilhão foram gastos (entre o início das obras até o presente ano) em educação e saúde! Houve desvio de verba nas obras estruturais para a Copa, provavelmente sim! O investimento na Copa foi superior ao investimento em saúde e educação (bandeiras dos protestos)? Obviamente que não!!! O que falta a população brasileira é se informar verdadeiramente sobre os gastos públicos no nosso país!! Esses dados são públicos e estão lá para todo aquele que quiser saber!! Não temos mais lugar para uma juventude desinformada e acrítica, no mundo atual!!! O jovem que vai às ruas e vaia a Presidenta da República, pensando que é um revolucionário que vai (re)viver o "momento Collor", além de ingênuo é ridículo! Primeiro porque quem tirou Fernando Collor de Mello da Presidência da República foi a articulação de Ulisses Guimarães junto ao Congresso Nacional... os "Caras Pintadas" foram jovens que também se achavam revolucionários, mas que ficaram apenas bonitos na tela da Rede Globo! Acredito mesmo, que hoje, aqueles jovens que foram às ruas no início da década de 1990 gritando "Fora Collor", agora percebem quem realmente tirou o Presidente do poder... E não, Lola, isso não acontecerá agora!!!

Pela Constituição Federal, todo e qualquer brasileiro tem o direito de protestar nas vias públicas, de externar suas opiniões e posições políticas, contudo, vaiar a Chefe da Nação, ferir jornalistas estrangeiros, receber mal os turistas que foram prestigiar nosso país e a Copa é algo que fere não só a democracia como também a dignidade humana! Antes de sair "vaiando" e desrespeitando alguém, doe seu ingresso para o primeiro pedinte de rua, assim, você estará fazendo aquilo que apregoa ao "protestar" com xingamentos e vaias: socializando a Copa do Mundo para aqueles que não puderam participar por não terem dinheiro!!! Mas, se não quiserem fazer per si o que exigem do Poder Público, por favor, calem suas bocas e utilizem a educação doméstica que, tenho certeza, suas mães lhes deram!!!! 

Sim, Lola, está tendo Copa!!! O que não está tendo é RESPEITO!!! 

quinta-feira, 5 de junho de 2014

O Pastor Poroca e a "Inquisição" às avessas...




Lola, quando eu penso que há esperança de melhora no mundo, vejo uma notícia que me faz perder um pouco mais a fé na humanização do ser humano!

Dessa vez não foram "feministas" fazendo "sexo" com crucifixo durante a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro! Não, minha amiga! Agora é um pretenso "Pastor" que está causando terror no sertão da Paraíba!

Essa semana o tal pastor e seus prosélitos invadiram uma Igreja Católica, quebraram imagens, e atearam fogo, mijaram e cuspiram numa imagem de Nossa Senhora! Tudo "justificado" pela Bíblia!!

Aí eu me pergunto: que palavra de Deus é essa que apenas prega a desarmonia e o desamor entre os homens?!? Justificar vandalismo e mau-caratismo embasado no livro do Levítico é rasteiro e sujo! 

Conheço muitos evangélicos que se queixam de serem ridicularizados quando professam suas crenças! Mas, como levar a sério algumas dessas pessoas, Lola?!? Como podemos acolher pessoas que julgam seus semelhantes pelas opções pessoais que fazem em suas vidas? Como respeitar ou até mesmo levar a sério pessoas que se dizem "cristãs" e "eleitos", se eles não cumprem o único mandamento deixado à humanidade pelo Cristo (amai ao teu próximo como a ti mesmo)?!?

Até quando para tentar legitimar o ilegitimável se cuspirá naquilo que Cristo professou?!? Até quando esse, humpf, "Pastor" vai perseguir adultos e crianças católicas no sertão da Paraíba?!? As crianças chegam em casa aterrorizadas, pois, todos os dias os evangélicos da cidade vão às escolas dizer que elas queimarão no inferno por serem católicas!! É conversão através de perseguição?!? Uma Inquisição pós-moderna, onde aqueles que desde a Reforma Protestante foram caçados pelos católicos extremistas, hoje caçam seus antigos algozes?!? É isso que o mundo precisa?!? Pessoas sem caráter e com nenhuma autoridade divina, que tentam desqualificar os outros por não seguirem sua crença?!?

Desde quando o ser humano é obrigado a seguir isso ou aquilo à revelia de sua vontade? Ora, nós não nascemos com o livre-arbítrio para fazermos, por nós mesmos, nossas escolhas?!? Então, se assim é, e uns escolhem ser protestantes, outros católicos, outros umbandistas, outros hinduístas, outros espíritas, outros muçulmanos, etc... etc.. etc... se o propósito maior de toda e qualquer religião é o ato de religar-nos com o sagrado, porque uma crença deveria ser a mais correta que as demais?!? Porque apenas aqueles que frequentam Assembléias, IURDS, e tantas outras igrejas semelhantes, estão "salvos"?!? Se praticarmos o bem ao próximo, formos honestos, verdadeiros e éticos, com base nos princípios cristãos não estaríamos todos salvos?!?

Se os evangélicos querem respeito e credibilidade, deveriam começar por respeitar o outro! Afinal, minha avó sempre me ensinou que para exigir respeito temos que respeitar primeiro! Além de lunáticos como o Marco Feliciano e sua "cruzada" homofóbica, fanáticos que satanizam novelas, agora temos um "Pastor", chamado Poroca, que persegue e aterroriza católicos no sertão da Paraíba!!! Até quando vamos ficar apenas observando estes absurdos sem nada fazer?!? Até quando ficaremos parados achando que é um "absurdo" mas que outra pessoa deve tomar as dores e não "eu"?!?

Tá passando da hora dos evangélicos colocarem em prática o discurso em que apregoam que são seguidores de Jesus Cristo e amarem e respeitarem seus semelhantes como a si mesmos!!! 



terça-feira, 3 de junho de 2014

As Simples Coisas...




Lola, no texto de hoje, me guiarei pela bela canção interpretada por Mercedes Sosa, "Canción de las simples cosas".  A letra desta canção sempre toca minha alma. Desde pequena sempre senti uma necessidade inominável de me lançar ao mundo, de conhecer novos lugares, de me aventurar por veredas nunca dantes exploradas. Sempre senti que minha alma tinha um quê de nômade, de cigana. Contudo, durante muito tempo finquei minhas raízes num único lugar, quiçá, por algum medo indizível de me colocar no papel de uma viandante e explorar novos caminhos e novas escolhas, enfim, de lançar-me ao novo de peito aberto e, verdadeiramente, viver!

Com essa minha jornada por terras lusitanas, essa minha ânsia em "engolir o mundo" ficou mais latente e, no meio de descobertas acerca de mim mesma, me tornei criança a apreciar a simplicidade das pequenas coisas. Aqui comecei a dar maior valor ao contato humano... um abraço, Lola, hoje tem muito mais profundidade do que quando eu estava no Brasil! Como a primeira estrofe da canção que dá título a esse texto diz, "uno se despide insensiblemente de pequeñas cosas/ lo mismo que un árbol en tiempos de otoño se quedan sin hojas/ al fin la tristeza es la muerte lenta de las simples cosas/ esas cosas simples que quedan doliendo en el corazón"... 


Por vezes sem conta sentimos uma dorzinha latente e insistente em nosso íntimo pela falta das coisas simples... um sorriso ao cruzar com alguém na rua... um telefonema para dizer que se importa... um abraço apertado para se saber que não andamos pela vida sozinhos... essas coisas pequenas e singelas, infelizmente Lola, estão cada dia mais fugazes no nosso corrido cotidiano... Não temos mais tempo para dispor de alguns minutos para observar o pôr-do-sol... rir ao tomar um banho de chuva... não temos tempo nem coragem para dizer "eu te amo"...

Muitas pessoas, minha querida Lola, acreditam que apenas nas coisas elaboradas e esplendorosas poderão encontrar amor e felicidade... muitos são os que se iludem achando que apenas quando chegarem ao "topo" terão aquilo que somente a simplicidade poderia dar-lhes, então, se frustram e se entristecem, até que, como mostra Mercedes, voltem aos lugares em que foram felizes... "uno vuelve siempre a los viejos sitios en que amó la vida/ y entonces comprende como están de ausentes las cosas queridas/ por eso muchacho no partas ahora soñando el regreso/ que el amor es simple, y a las cosas simples las devora el tiempo"... . 

Não podemos, contudo, acreditar que aquilo de que abrimos mão para enveredar por outro caminho ainda estará no mesmo lugar, de forma imutável, esperando o nosso regresso. Quando regressarmos aos lugares em que descobrimos as diversas faces do amor, podemos ter a certeza que nada daquilo que amávamos estará lá.. não, Lola, não falo do conceito material de morte, falo de (re)significação, de transmutação de sentimentos e situações, afinal, querida amiga, as coisas, principalmente as simples, evoluem, seguem a corrente do rio da vida e ao nos molharmos novamente nas suas caudalosas margens, suas águas jamais serão as mesmas... portanto, querida, aproveite até a última gota daquilo que a vida lhe concede para que no "regresso" o arrependimento pela "perda" daquele tempo embote, indelevelmente, a luz que antes era apenas sua!

A ordem, Lola, é demorar-se o máximo que pudermos nos lugares que amamos... junto as pessoas que amamos... Pois é aí, nesses "cantos ensolarados" que deixaremos pedacinhos de nós mesmos... será aí onde seremos nós e levaremos o outro conosco... aí será onde nós teremos asas... onde ganharemos asas e iluminação, portanto, "demorate aquí, en la luz mayor de este mediodía/ donde encontrarás con el pan al sol la mesa tendida"... Não, Lola, não percamos tempo (seja apenas o do relógio ou o histórico), porque o tempo, querida, jamais, em hipótese alguma, voltará... nunca mais passaremos no mesmo rio duas vezes... momentos e oportunidades perdidos nunca mais serão revividos... ao dobrarmos na esquina estamos renunciando àquilo que amávamos tal qual o deixamos parado no meio da rua... por isso, não fiquemos apenas na esperança de um regresso ao "mesmo", porque, jamais o "mesmo" será como o deixamos!!

"Por eso, 'Lola', no partas ahora soñando el regreso/ que el amor es simple, y las cosas simples las devora el tiempo!!!"