Bom dia, Lola! Sim, minha querida amiga, a Copa do Mundo começou... Contudo, daqui das terras do além-mar, fiquei perplexa e envergonhada ao ver os brasileiros que estavam no estádio a vaiar a nossa Presidenta. Esse ato, além de desrespeitoso, fere deveras a nossa democracia, afinal, Dilma Rousseff é a chefe máxima de nossa nação e como tal merece o nosso respeito. Não estou aqui dizendo que a população brasileira em sua totalidade deve gostar dela, mas RESPEITO, é algo que devemos ter por todo e qualquer ser, independentemente se gostamos dele ou não!
Os brasileiros que estavam no estádio ontem para assistir a abertura da Copa e o jogo Brasil x Croácia, além de desrespeitosos são, em essência, hipócritas! Afinal, se concordam com o movimento acrítico do "não vai ter copa", porque estavam no estádio? Porque gastaram até R$500,00 com um ingresso para verem algo que repudiam?!? Porque se submeteram a ir ao estádio, beber, cantar, torcer e gritar pela Seleção Brasileira se, na verdade, acham a realização da Copa algo absurdo e errado?!? Onde foram parar os protestos?!? Estão de folga durante os jogos do Brasil?!? Só serão feitos para ferir jornalistas internacionais como no caso da CNN?!?
É muito fácil despejar nas costas de uma única pessoa as mazelas seculares do Brasil! Além de fácil é irresponsável e mesquinho! Nunca pensei que, em pleno século XXI, as pessoas do meu país ainda se permitiriam ser utilizadas como massa de manobra da pior espécie! Para mim, enquanto cientista social e brasileira que mora no exterior, o episódio da vaia, antes de me alegrar como "ato democrático", me envergonhou por perceber o quanto manobrável alguns brasileiros são! Aqueles brasileiros que estavam no estádio nunca me representarão! O Brasil é um país historicamente corrupto... onde a corrupção independe de política e partidos... uma boa parte da população brasileira (para não dizer a maior parte) é corrupta! Afinal, corrupção não é apenas desviar dinheiro público! Corrupção é furar fila, subornar guardas de trânsito para não levar multa, ir a um banco onde um amigo trabalha e pedir a ele que resolva seu problema na frente dos demais clientes... a corrupção está entranhada nos interstícios nacionais e não seria Dilma Rousseff quem resolveria todos os problemas em quatro anos como se fora uma Mary Poppins que magicamente tiraria o "remédio" para nossos males seculares de sua mala...
Aqui em Coimbra, principalmente ontem, o que vi foi uma Praça da República lotada de pessoas vestidas com as cores de nossa bandeira... brasileiros, portugueses, alemães... e tantos outras pessoas de diversas nacionalidades a torcerem pelo nosso país... e o que eles viram? Pessoas mal-educadas vaiando a Chefe da Nação como meninos mimados que tiveram um doce negado por suas mães!!! O que eles vêem daqui é um povo mesquinho e desrespeitoso... um povo que recebe os estrangeiros que aí foram para prestigiar suas seleções durante o Mundial como se fossem "visitas indesejadas"... quando, em todos os países sedes da Copa a nossa Seleção foi recebida com todo o respeito e consideração... que imagem queremos passar para o mundo?!? A de uma Nação de pessoas mal-educadas, que por não conseguirem resolver seus problemas seculares à jato tentam se lançar sobre os que nos visitam para que resolvam nossos problemas?!?
O que eu vejo aqui desse lado do Atlântico é o respeito e a admiração que a maioria dos europeus que conheci têm pelo Brasil! O que eu escuto é que o Brasil ainda tem questões sociais e políticas a resolver, mas que está muito melhor do que há uma década atrás... pessoas que nunca foram ao nosso país e que sonham um dia conhecê-lo... que amam nossa cultura, nossa comida e nossa garra... pessoas que ficaram perplexas com a atitude dos "pseudo-brasileiros" que se encontravam na Arena Corinthians ontem! Em Coimbra, as únicas pessoas que eu vejo falar mal do Governo Federal são alguns brasileiros que, ironicamente, só estão aqui por conta do Governo Federal.... mais hipocrisia?!? Bolsistas CAPES e Cnpq a falarem mal do nosso país e, alguns, chegam mesmo a dizer que "infelizmente são brasileiros"... Aí eu me pergunto: se não gostam de ser brasileiros porque aceitaram bolsas para estudar na Europa?!? Porque não emigraram e foram lavar pratos ao invés de serem sustentados pelo erário público?!? Que tipo de pessoas são essas, Lola?!? São do tipo das que estavam no estádio: corruptas, hipócritas, alienadas e aproveitadoras!!! Não acredito que o Brasil precise ou mereça esses pretensos "doutores" em suas universidades... e sabe, Lola, é exatamente para lá que estes indivíduos disputarão vagas em concursos públicos e passarão toda sua vida sendo mantidos pelo erário público...
O que nós precisamos, Lola, é mostrar ao mundo que o Brasil, hoje, tem mais de 37 milhões de pessoas fora da linha da miséria... 37 milhões de pessoas que hoje têm o que comer... o que precisamos mostrar ao mundo é que em comparação aos 8 bilhões gastos na Copa do Mundo (entre dinheiro público e privado) é que mais de 1 trilhão foram gastos (entre o início das obras até o presente ano) em educação e saúde! Houve desvio de verba nas obras estruturais para a Copa, provavelmente sim! O investimento na Copa foi superior ao investimento em saúde e educação (bandeiras dos protestos)? Obviamente que não!!! O que falta a população brasileira é se informar verdadeiramente sobre os gastos públicos no nosso país!! Esses dados são públicos e estão lá para todo aquele que quiser saber!! Não temos mais lugar para uma juventude desinformada e acrítica, no mundo atual!!! O jovem que vai às ruas e vaia a Presidenta da República, pensando que é um revolucionário que vai (re)viver o "momento Collor", além de ingênuo é ridículo! Primeiro porque quem tirou Fernando Collor de Mello da Presidência da República foi a articulação de Ulisses Guimarães junto ao Congresso Nacional... os "Caras Pintadas" foram jovens que também se achavam revolucionários, mas que ficaram apenas bonitos na tela da Rede Globo! Acredito mesmo, que hoje, aqueles jovens que foram às ruas no início da década de 1990 gritando "Fora Collor", agora percebem quem realmente tirou o Presidente do poder... E não, Lola, isso não acontecerá agora!!!
Pela Constituição Federal, todo e qualquer brasileiro tem o direito de protestar nas vias públicas, de externar suas opiniões e posições políticas, contudo, vaiar a Chefe da Nação, ferir jornalistas estrangeiros, receber mal os turistas que foram prestigiar nosso país e a Copa é algo que fere não só a democracia como também a dignidade humana! Antes de sair "vaiando" e desrespeitando alguém, doe seu ingresso para o primeiro pedinte de rua, assim, você estará fazendo aquilo que apregoa ao "protestar" com xingamentos e vaias: socializando a Copa do Mundo para aqueles que não puderam participar por não terem dinheiro!!! Mas, se não quiserem fazer per si o que exigem do Poder Público, por favor, calem suas bocas e utilizem a educação doméstica que, tenho certeza, suas mães lhes deram!!!!
Sim, Lola, está tendo Copa!!! O que não está tendo é RESPEITO!!!
Priscila, parabéns pelo texto! Você conseguiu colocar em palavras tudo o que eu estava remoendo e sentindo! E foi além, pois trouxe outras informações importantes. Estou impressionada com o "ódio" que as pessoas estão apresentando da Presidente. Elas se deixaram instigar de forma irracional e andam agora feito manada.
ResponderExcluirQuanto às vaias, realmente faltou educação doméstica, pois você pode divergir, mas respeitar é necessário. Senti vergonha de ser brasileira naquele momento, que de modo algum me representa! Parabéns pelo texto!
Obrigada, Creusa!!! Esse "ódio" que as pessoas estão da Dilma é um relexo da falta de crítica real e fundamentada! Os jovens e aqueles que xingaram a Dilma o fizeram sem antes terem ido aos portais de prestação de contas do Governo Federal e visto o quantitativo de recursos investidos nos setores essenciais da vida social... E, ademais, computam ao Governo Federal responsabilidades que são, na verdade, dos Estados e dos Municípios... mas, culpar o que "está distante" é mais fácil, pois, assim, "se garante uma possível boquinha no erário públicos" com aqueles que estão mais perto, não é?!? Abraços
ExcluirJorge, boa noite. Gostaria de deixar claro que as informações que aqui exponho são de domínio público e você as encontrará, se se dispuser, no Portal da Transparência! Quanto ao fato de que ainda hoje, apesar dos investimentos, pessoas sofrerem em corredores de hospitais públicos, com falta de atendimento e medicamento, não é, de forma alguma culpa do Governo Federal. Se você não o sabe, deixe-me que te explique: as verbas são enviadas para os Estados pelo Ministério da Saúde, assim como também medicamentos e afins, o problema ( e isso falo com conhecimento de causa, pois tenho uma irmã que faz parte do SUS como enfermeira) é que de Diretores à serventes desviam esses mesmos recursos quando levam para casa remédios, curativos, algodão e uma infinidade de outras coisas, deixando assim, os que realmente precisam sem o ter! Para além disso, nós que somos cientistas sociais e estamos antenadas no que realmente acontece no nosso país, sabemos que parte dessa verba fica pelo caminho na mão de senadores, deputados, governadores , prefeitos e vereadores.... Quanto às escolas pública (estatais e municipais) sucateadas e sem condição de uso, sem merenda e sem segurança, também não cabe ao Governo Federal executar essas melhorias, afinal, como você deve saber, os recursos são repassados pelo MEC e são os GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS quem os administram!! Se na sua cidade ou no seu estado há escolas assim, faça sua parte e atue como um bom cidadão: vá na prefeitura ou no palácio do governo e reivindique junto ao poder local aquilo que é da alçada deles!!! Agora, meu querido, despejar "culpas" nas costas da Dilma e do Governo Federal por não se ter determinação de exigir dos que estão próximos (e podem ser até amigos pessoais) é muito fácil, você não acha não?!? Os dados estão aí, e você parece ser alguém esclarecido, portanto, os analise de forma séria e verá que essa lenga-lenga de "a culpa é da Dilma" não passa de uma imbecilidade de gente burra que fala demais sem ter nada a dizer, simplesmente porque não leu, não se informou e serviu apenas como reprodutor de ideário falacioso e anti-ético!! Abraços!
Excluir