Maria Alice Vergueiro |
Conhecida por muitos como protagonista do curta "Tapa na Pantera" (2006), um dos primeiros vídeos virais brasileiros, e por outros tantos por seus trabalhos no teatro, Maria Alice Vergueiro, 75, se prepara para a estreia no dia 16 de outubro do seriado de humor "Elvirão ou Como Vovó Já Dizia", no Canal Brasil.
Em uma entrevista, a atriz falou sobre esse programa. Maria Alice conversou ainda sobre o impacto em sua carreira de "Tapa na Pantera", curta que teve mais de 5 milhões de acessos online: "Mudou o meu ritmo, meu jeito de escrever. Afinal, depois que você entra em contato com um meio de comunicação como o YouTube, é difícil encarar uma novela na TV aberta".
Dona de uma sólida carreira no teatro desde meados dos anos 70, Maria Alice foi fundadora, ao lado de Cacá Rosset e Luiz Roberto Galízia, do Teatro do Ornitorrinco, grupo paulistano seminal. Como atriz teatral, ganhou os mais prestigiosos prêmios brasileiros, como APCA, Molière, Mambembe e Shell. "Geralmente, o sucesso de uma peça de teatro depende de o elenco ter um ator famoso de novela", diz a atriz que na TV fez uma novela (na Globo) e três minisséries (SBT, Globo e TV Cultura). "No meu caso, foi o contrário. Foi meu trabalho no teatro que rendeu minhas poucas participações televisivas. O Silvio de Abreu escreveu uma personagem para mim em 'Sassaricando' (1987) e, depois, fiz a minissérie 'O Sistema' (2007)", conta.
Da época das gravações do seriado global, Maria Alice se lembra de uma entrevista que deu para a 'Folha Online', e que, segundo ela, selou seu relacionamento com a emissora. "Eu dizia que a Globo devia estar fazendo uma autocrítica com esse seriado, pois a Globo é o próprio 'sistema'. Não gostaram e me deram uma bronca. Depois, não me chamaram mais".
Se a passagem pela TV teve seus percalços, a Internet, logo na estreia, foi uma boa surpresa. "Fiquei estupefata, porque nada daquilo foi planejado. Não é que 'me chamaram' para fazer o 'Tapa na Pantera', ele nasceu de um improviso, nesta mesma sala", conta a atriz. A grande audiência do curta, dirigido por Emir Filho,Rafael Gomes e Mariana Bastos, à época estudantes de cinema, teve suas repercussões.
"O sucesso na Internet é uma coisa diferente. Não é um sucesso de ser reconhecido na rua. Mas agora, por exemplo, no final da peça ('As Três Velhas'), eu faço uma piada sobre o YouTube, e as pessoas entendem imediatamente, e sabem que estou falando de mim mesma".
"Acho que o teatro no YouTube, por exemplo, se corrompe, porque ele depende do contato do ator com a plateia. Como dizia McLuhan [teórico canadense da comunicação], 'o meio é a mensagem', e cada um tem as suas características. Mas isso não impede que você incorpore recursos e referências de novos meios de comunicação, como a Internet. Senão, a gente volta àquela velha história de que a TV vai matar o rádio, o que não é verdade", completa.
A partir do dia 16, o público poderá ver Maria Alice Vergueiro novamente na TV, em "Elvirão ou Como Vovó Já Dizia", produzido pelo Canal Brasil. O seriado traz a atriz no papel de Elvira, e mostra sua relação com a neta, Nina, interpretada pela comediante Wanessa Morgado. A primeira temporada da série tem 13 episódios, cada um sobre um tema, em que a constante é a interação da avó com a neta, pelo telefone ou pela web.
"Elas são muito ligadas, e a Nina sempre me liga pedindo conselhos. E eu dou. Alguns são bem práticos, uns, da vida afetiva, outros um pouco mirabolantes", diverte-se a atriz. "Não diria que Elvira é uma avó maluca. É uma avó sábia".
"ELVIRÃO OU COMO VOVÓ JÁ DIZIA"
Estreia: sábado (16/10), às 20h
Onde: Canal Brasil (canal 66 da Net)
Quando: episódios semanais (temporada de 13)
Nenhum comentário:
Postar um comentário