sexta-feira, 18 de março de 2016

Brasil, a grande noite que se avizinha...





Hoje, não escreverei utilizando linguagem figurativa nem manterei diálogos com a Lola. Hoje o texto é sério, muito sério. Então, para aqueles que me acompanham, que façam uma boa leitura e que as linhas que se seguem abaixo levem cada um e todos a uma reflexão profunda acerca do tipo de futuro que se quer para o Brasil.


Meu nome é Priscilla Pinheiro Quirino. Tenho 34 anos, sou brasileira, historiadora e educadora. E hoje, mais do que em qualquer outro momento da história do Brasil, eu tomo partido. Hoje eu tomo o partido do Estado Democrático de Direito. Hoje eu utilizo minhas palavras para defender a Democracia que, no Brasil, foi reconquistada a duras penas.

Aldous Huxley disse que "a ditadura perfeita terá a aparência da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão". Essa reflexão de Huxley cabe bem no momento que hoje o Brasil atravessa. Os gritos que estão sendo dados nas ruas clamam pelo fim da corrupção, mas esse é apenas o motivo midiático... a realidade é outra, bem outra... Mas, antes de entrar nos reais motivos que estão dando base para esse golpe que se avizinha, vamos lembrar um pouco da História do Brasil...

Era a noite do dia 31 de março de 1964. O Presidente do Brasil chamava-se João Goulart - Jango - e foi deposto por um golpe civil-militar. A desculpa para o golpe que depôs o presidente era que estavam lutando contra a corrupção, contra o comunismo... o discurso proferido há mais de quatro décadas, surpreendentemente, é o mesmo discurso que se ouve hoje nas ruas do Brasil... encabeçado pela mesma camada social que em 1964 ajudou a mergulhar o Brasil numa longa noite que durou 21 anos.

Dizem que um povo que não conhece sua História é um povo manipulável e sem memória. Como historiadora, não poderia concordar mais com essa afirmativa. Um povo que não conhece sua própria História estará sempre apto a servir de massa de manobra da grande mídia e absorverá todo o discurso tendencioso e falacioso que a mídia lhe venderá. 

No Brasil atual, muitos esqueceram do nosso passado recente e saem às ruas gritando pela volta dos militares. Outros lembram-se das aulas de história ou da história vivida e, mesmo assim, dizem que deveria sim haver intervenção militar. Idosos e jovens compartilhando de uma opinião assustadora. Fico profundamente triste ao escutar jovens dizerem que na Ditadura Militar Brasileira as coisas não eram tão tenebrosas como contam não... que os militares só prendiam vagabundos... que os homens de bem saíram incólumes. Ao ouvir isso, penso, o que seria homem de bem na ótica desses jovens? Será que homem de bem é aquele que cumpre com seu dever, luta pela manutenção da democracia, não se deixa corromper nem corrompe ninguém, quer ver garantido todos os direitos presentes na Constituição Nacional, é um patriota?!? Se assim for, tenho uma revelação chocante a fazer a esses jovens: muitos homens de bem foram presos, torturados e mortos na Ditadura Militar. Vejam vocês, meu avô, advogado, homem de bem, foi preso pela Ditadura, torturado e durante muito tempo teve que viver escondido em um buraco, no meio do nada, para não ser preso novamente. O crime dele? Ser advogado dos amigos que estavam sendo presos pelos Militares. Quantas mães não puderam dar adeus a seus filhos?!? Quantos pais morreram sem nunca ter podido saber onde seus filhos estavam?!? Quantos filhos nunca puderam receber um abraço, um beijo e um boa noite de seus pais, pois, os mesmos foram mortos pela Ditadura?!? Então, quem eram mesmo os homens de bem no Brasil totalitário? Os militares? Os policiais? Os Generais que ocupavam a Presidência da República? Ou os professores, estudantes, trabalhadores, operários, costureiras.... que foram torturados e mortos?!? Eu sempre vou responder que eram os segundos... dentre os primeiros poderia haver alguns que eram homens de bem, mas a maioria não passava de algozes, nada mais, nada menos.

Esse é o panorama que se poderá ter se os militares voltarem a apoiar o golpe que se avizinha.... é isso que você quer?!?

E o que dizer dos professores universitários que estão apoiando esse movimento?!? Eu fico profundamente decepcionada com alguns amigos que estão compactuando com as ilegalidades que estão sendo feitas para tentar justificar o injustificável. Pessoas que são formadoras de opinião, pela profissão que abraçaram, estão construindo discursos para justificar seus aplausos ao Juíz Sérgio Moro que de forma inconstitucional coage políticos e pessoas físicas a depor na Operação Lava Jato... que divulgou para a Rede Globo uma conversa telefônica entre a Presidenta da República Dilma Rousseff com o Ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva... Sérgio Moro está passando por cima da Constituição Federal Brasileira de 1988 para cumprir uma agenda política. E, amigos acadêmicos, estão aplaudindo essas atitudes. Aí me pergunto: como assim?!? Professores das Ciências Humanas compactuando com o vilipêndio do Estado Democrático de Direito? Seria engraçado, se não fosse trágico! Muitos deles acreditam que se Aécio Neves tivesse ganhos as eleições presidenciais de 2014, as Universidades Federais estariam melhores. Sério?!? Às vezes tenho a impressão que alguns dos meus amigos também perderam a memória. Porque, vamos relembrar: durante os governos de direita, não houve investimento significativo algum nas Universidades Públicas... no governo FHC, Universidade Pública era prioridade ZERO. E, acredito eu, eles devem achar que tirando a Dilma (seja de que forma for) o paraíso se abrirá e jorrará dinheiro para projetos, viagens ao exterior, etc... etc... etc... por favor, não me façam rir!! Porque, cá entre nós, essa é uma piada  que só os tolos poderiam crer verídica!

E os movimentos sociais? Alguém acha que as conquistas sociais serão mantidas?!? Nenhuma das conquistas sociais se manterão... elas não fazem parte da agenda da direita brasileira... nunca fizeram e não será agora que isso irá mudar... ingênuo de quem pensa o contrário... Na agenda daqueles que arquitetam o golpe o mote principal é a privatização. O motivo nunca foi o combate pela corrupção! Os motivos, caros senhores, são: a privatização da Petrobrás e entrega da exploração do Pré-Sal para empresas estrangeiras, retorno das regalias, fim dos ganhos e auxílios sociais, impunidade total e irrestrita para os corruptos históricos!

Vejam bem, o governo de Dilma Rousseff foi o governo que mais combateu a corrupção brasileira. Nunca se investigou nem se prendeu tantas pessoas envolvidas em esquemas de corrupção. Nunca a corrupção esteve tão nas manchetes como nos últimos anos. O que incomodou a muitos! Afinal, grandes empreiteiras entraram na lista de investigação da Polícia Federal e tiveram seus cabeças presos... o que significa que obras foram paradas... orçamentos e licitações passando sob o pente fino da PF... o que gerou uma pausa na distribuição de propinas no Congresso Nacional, nos Governos Estaduais, Prefeituras, Assembléias Legislativas.... quando doeu no bolso daqueles que estavam acostumados ao enriquecimento através da usurpação do erário público, aí senhores, a coisa ficou séria! Era preciso construir uma rede para começar a galgar os degraus para esse momento que vivemos hoje. E voltar a esconder a corrupção da política nacional para embaixo do tapete. 

Ontem, a Câmara dos Deputados constituiu uma comissão especial para dar andamento no processo de impeachment da Presidenta Dilma... e sabe o que é engraçado? É que o presidente da comissão é ninguém menos que o Eduardo Cunha (presidente da Câmara, implicado em diversos processos de desvio de verba e corrupção, com contas comprovadas na Suíça.. )... e não para por aí... na comissão ainda temos o Jair Bolsonaro (que inscita o ódio social contra índios, sem-terra, homossexuais, negros e mulheres)... o Marco Feliciano (aquele que queria criar a 'bolsa estupro'... para saber mais sobre ela é só procurar o texto aqui no blog)... o Paulo Maluf (acusado de corrupção e desvio de verba)... entre outros que também estão sendo processados por corrupção... aí eu pergunto: onde está a idoneidade de tal processo?!? Não há idoneidade.... não há imparcialidade... porque o processo de impeachment, além de ser inconstitucional, é apenas uma desculpa para que eles consigam o que realmente querem: reassumir o controle do Brasil.

Durante mais de 500 anos, nosso país foi governado por pessoas que tinham em suas agendas interesses particularistas. Nunca, antes do governo Lula, os mais pobres foram contabilizados na política nacional... os pobres do Brasil existiam apenas durante o período eleitoral.... só os seus votos contavam... acabada as eleições, eles voltavam a ser apenas um número num papel qualquer... não eram dignos... sequer eram humanos... A fome grassava o país, principalmente a Região Nordeste... a educação estava muito mais sucateada... as Universidades Públicas eram redutos de ricos e brancos... Com Lula, a fome foi extinta... a geração de emprego e renda foi algo impressionante... a Universidade Pública foi descentralizada e se interiorizou... agora, o filho do lavrador poderia tirar um diploma... o sistema de cotas auxiliou a entrada do negro na universidade... do indigena... do filho daqueles que jamais puderam imaginar entrar no mundo acadêmico... essas conquistas, que para muitos que me lêem e não conhecem as realidades brasileiras de perto, podem parecer pequenas, mas num país em que a miséria imperava e o analfabetismo era cartão de visita, as conquistas sociais da última década foram imensas e devem ser preservadas a todo custo.

Sim, o governo Dilma tem defeitos imensos. Ela errou muito. Mas, eu não estou aqui defendendo-a. Eu estou aqui defendendo a legalidade do Estado Democrático de Direito. Não é porque eu não concordo com o que se fez ou o que se faz que eu vou passar por cima das leis, da Constituição, não! Meu descontentamento será sentido através do meu voto... como deve ser em toda Democracia.... o problema é que hoje vive-se uma histeria coletiva no Brasil... e essa histeria está cegando as pessoas... muitos acreditam que tirar a Dilma resolverá o problema... e alçam Moro e Bolsonaro à categoria de 'heróis nacionais'. Aí eu pergunto a você que está aplaudindo tudo isso: se você hoje aplaude o não cumprimento da lei porque é do teu interesse, o que você fará quando esse não cumprimento chegar até a sua casa? O que você fará quando não houver mais leis? O que você fará quando o estado de exceção começar? Quando você não puder mais bater panelas, quando você não puder mais dizer em público que o Chefe da Nação é um filho da puta, quando você não puder mais emitir sua opinião, o que você fará quando você deixar de ser livre?!? 


As pessoas estão com medo de sair de casa com camisas vermelhas, porque aqueles que estão indo de encontro a Democracia estão espancando todos aqueles que estão vestindo vermelho... porque vestir vermelho é ser 'PTralha'... ontem, na Paraíba, um jornalista da rádio CBN que em sua coluna falou dos desmandos e ilegalidades cometidos por Moro sofreu perseguição de um Juiz da Paraíba... o tal juiz pediu a transcrição da coluna e o nome do jornalista... hoje, amigas estão na Paulista e estão com medo porque a PM está colocando grades lá... uma espécie de cerco.. e já disseram que vão descer o pau em todo mundo quando o confronto começar... os que apoiam o golpe expulsaram o cabeça do movimento Revoltados Online pois o mesmo pediu que eles fossem para casa e evitasse o confronto, então eles o chamaram de comunista e PTralha... ou seja, a violência, a intolerância e a histeria estão tão latentes que os que compactuam com o golpe estão expulsando até mesmo seus líderes quando estes pedem calma e não violência... a caixa de pandora foi aberta no Brasil por gente mesquinha e irresponsável que pensa apenas no seu próprio umbigo e têm o apoio dos grande veículos da mídia nacional... Conglomenrado Globo... Folha de São Paulo... e toda os outros mesmo veículos que durante a Ditadura Militar foram seus apoiadores e partícipes ( a Globo delatou muita gente e a Folha emprestava seus carros de entregar jornais para que transportassem presos entre delegacias)...  Quando começamos a ter medo de usar uma determinada cor de roupa para sair de casa... quando começamos a ser perseguidos por expor nossos pensamentos sobre as ilegalidades e erros cometidos... significa dizer que nossa liberdade está sendo cerceada... e o golpe ainda nem está instalado... imaginem quando ele estiver fincado no Planalto?!?

Eu peço a todos os que me lêem e que querem o melhor para o Brasil, que vão às ruas em defesa da Democracia... que usem de compaixão na luta pela manutenção do Estado Democrático... não se trata mais de Governo e Não-Governo... não se trata mais de Direita e Esquerda.... o que está em jogo hoje é o Brasil... o país que queremos para nós e para nossos descendentes... O que está em jogo é a manutenção da Democracia e de nossa liberdade de usar as ruas como palco de nossas insatisfações.... Não se enganem, quando essa grande noite chegar irá embora com ela nossa liberdade, nossos direitos.... e até mesmo, em alguns casos, nossas vidas!

Vamos à Luta!! Não ao Golpe!!! Pelo Estado Democrático de Direito!! Avante, a História nos Chama!!!









































Nenhum comentário:

Postar um comentário