domingo, 13 de março de 2016

Revolta Seletiva - Devolvam meu status quo!





Lola, em março de 1964, uma parte da população brasileira saiu às ruas numa passeata que ficou conhecida como "Marcha da Família com Deus pela Liberdade". O pretexto, como o quadrinho acima mostra, era o combate a corrupção e a ameaça comunista... o Brasil corria o risco de virar uma nova Cuba... esse era o discurso oficial, Lola, mas não a verdade por trás dos fatos. A verdade do movimento de março de 1964 era a tentativa de derrubar o governo João Goulart e colocar na administração nacional alguém que atendesse os interesses da classe abastada do país, coisa que o Jango não estava fazendo.... isso te lembra algo, Lola?

Pois é, hoje, dia 13 de março de 2016, haverá uma passeata organizada por uma parcela da população brasileira, que junto com a Direita política do país, sairá às ruas pedindo pelo fim da corrupção... mas na verdade, o que a maioria quer é recuperar o status quo perdido ao longo desta última década...

Fico triste ao ver muitos amigos postando chamamentos nas redes sociais para a passeata de hoje.Pessoas de mentes esclarecidas e algumas com um alcance intelectual acima da média... Não, Lola, não sou contra o protesto. Sou contra o protesto seletivo... sou contra a mentira disfarçada de verdade... protestar é legítimo e garantia constitucional para todo e qualquer cidadão brasileiro... Muitos dos amigos e dos desconhecidos que hoje vão às ruas trazem em seus discursos a mesma fala daqueles que foram às ruas em 1964: contra a corrupção em favor do Brasil. Aí eu me pergunto: será mesmo que esse é o real objetivo dessas pessoas (a maioria delas... porque, acredito sim, que entre essa turba que hoje vai às ruas, há pessoas que querem realmente uma mudança significativa do Brasil, pelo bem maior... da mesma forma que eu e tantos outros queremos.... nem todos estão ali pelos seus umbigos... apesar desses que querem reais mudanças serem a minoria dentro desse movimento)? Vejamos...


As pessoas que hoje vão para as ruas colocam em suas mídias sociais que querem que TODOS os corruptos (ou acusados de corrupção) sejam investigados e punidos se houver provas concretas contra eles... Eles escrevem que querem ver o Aécio punido se for comprovado que ele praticou corrupção... o FHC... o Lula... o Cunha... etc... etc... etc... mas, sabe o que é engraçado Lola? É que TODAS essas pessoas NÃO falam absolutamente nada contra o candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2014 - Aécio Neves... tampouco falam sobre o FHC e as verbas recebidas pelo ex-presidente... além da manutenção de uma ex-amante com dinheiro público e colocação da irmã dessa mesma amante em cargos públicos... Não, Lola... em suas mídias sociais os únicos posts são contra a Dilma, contra o Lula e contra o PT... aí eu me pergunto: se querem que TODOS os corruptos sejam punidos, porque não escrever e partilhar notícias contra TODOS, mas, apenas contra àqueles que estão ligados ao PT?!? Isso é mesmo um desejo genuíno contra a corrupção da política nacional?!? Têm certeza?!?

Muitos aplaudiram a ilegalidade cometida pelo Juiz Sérgio Moro, ao levar o ex-presidente Lula, de forma coercitiva, a depor na operação Lava Jato... e não foi só o Lula quem foi convocado de forma coercitiva não... muitos outros tiveram essa mesma gentileza do Moro... essas arbitrariedades praticadas pelo Moro, a meu ver, demonstram como ele está descontrolado e como há uma agenda que ele anda seguindo e que aperta a corda nos aliados governistas e afrouxa a corda para os políticos e financiadores da Dieita... Ouvi alguém dizer que a delação sobre o Aécio Neves na Lava Jato tinha sido arquivada... eu acho que o Paulo Henrique Amorim, como jornalista sério, não mentiria sobre isso, não é?!? E não, Lola, o Paulo Henrique Amorim não é da Globo.

A passeata de hoje, Lola, não é contra a corrupção (haja vista que um dos seus organizadores, o senador Aécio Neves, está implicado no caso Furnas, na Lava Jato, no Mensalão Mineiro, na construção de aeroporto na fazenda do Tio, no caso do helicóptero carregado com 400kg de cocaína....), mas sim, pela volta do status quo perdido de um segmento específico da sociedade brasileira. O espírito que rege essa passeata e os últimos protestos (que clamam por impeachment, volta dos militares e todas essas coisas absurdas) se traduz bem na fala da Danusa Leão: "Eu não posso mais ir a Paris ou Nova York. Da última vez que fui a Paris, quando entrei no avião, dei de cara com uma antiga empregada doméstica minha, fiquei horrorizada. Agora a ralé pode andar de avião. Viagem de avião popularizou. Eu prefiro não viajar mais". 

A revolta não é contra a corrupção, Lola! A revolta NUNCA foi contra a corrupção! A revolta é contra a ascensão de uma classe social que nunca, nos governos direitistas que passaram décadas à frente da nação barsileira, pôde sequer frequentar uma Universidade, um shopping... imagine viajar para o exterior! Absurdo ter que pagar todos os direitos trabalhistas e um salário digno para as empregadas domésticas! Quem já se viu dar direito àqueles que sempre foram vistos como serviçais e que deveriam ser gratos por trabalharem para famílias com nomes de peso?!? Pois é, Lola! A revolta daqueles que bradam contra o Governo, usando a corrupção como mote, não é contra os corruptos! Nunca foi! É a favor do retorno da gritante disparidade social que veio diminuindo a olhos vistos na última década...A crise hoje, que grassa o Brasil, é uma crise do consumo... não é uma crise como todas as outras que o país já vivenciou onde a população mais carente e de regiões específicas morriam a míngua com fome...



Seria mais honesto e mais bonito se as pessoas fossem às ruas e declarassem abertamente seus reais motivos... não é patriotismo... não é pela honestidade na vida pública... não é por nada disso! É pela volta da vida que se tinha há uma década... é pela manutenção do meu status quo de elite... é pelo ódio que eu tenho em encontrar um meu 'servidor' podendo consumir aquilo que eu também consumo (viagens, cultura, boa comida, boas roupas, graduação - mestrado - doutorado...)... seria mais bonito e mais honesto se as pessoas que ali se encontram perdessem o medo de dizer a que vieram.... Não condeno ninguém por reivindicar aquilo que gostaria de ter revivido... é legítimo... cada um tem o direito de almejar a vida e a sociedade da forma que acham justa e certa... mas, o que eu não aceito, nem nunca aceitarei... é que usem a expressão "Povo Brasileiro", "Luta pelo Brasil"... porque EU faço parte do Povo Brasileiro e não estou descontente com as conquistas sociais daqueles que nunca tiveram nada... eu não compactuo com essa seletividade... então, eu não aceito que me incluam nessa... 

Sim, eu quero o fim da corrupção no sistema político brasileiro. Eu quero uma reforma política séria, real e profunda. Eu quero o fim do financiamento de campanhas políticas por empresas privadas. Eu quero que todos os que se provarem culpados de utilização indevida do erário público sejam punidos (de TODOS os partidos). Eu não quero impeachment (porque não apoio ilegalidades - nem mesmo aquelas que alguns 'fingem' não ver por coadunar com seus interesses umbilicais). Eu não quero intervenção militar (só as pessoas que não tiveram nenhum membro de suas famílias preso, torturado, morto/desaparecido apoiariam e bradariam tal barbaridade!). Eu não quero o que é melhor para MIM, eu quero aquilo que é melhor para o Brasil como um todo - igualdade social (de gênero, de etnia, de oportunidades, de direitos, etc.), o que não faz parte real da agenda daqueles que estão indo para as ruas hoje...

Lembrem-se: O seu umbigo não é o mundo! O mundo, queridos amigos, é muito maior e muito mais importante do que qualquer umbigo!



    















Nenhum comentário:

Postar um comentário