quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A Tragédia de Eduardo Campos... Quando Não Conseguimos Sentir a Dor do Outro...




Dia 13 de agosto de 2014. O dia começou como um dia qualquer aqui em Coimbra, nada de anormal tinha acontecido até que Elaine entra em meu quarto dizendo que Eduardo Campos tinha acabado de falecer. Levantei-me correndo para ligar meu computador, pois só pela internet para acompanhar as notícias do Brasil. Primeiro veio o choque, depois a incredulidade e a pergunta que até agora ronda a minha mente: o que está acontecendo com o mundo no ano de 2014?!? Tantas pessoas que abrilhantaram as vidas de tanta gente partindo para o plano superior de forma súbita e inesperada... Menos de um mês da perda irreparável do querido e brilhante Ariano Suassuna... O sentimento aqui em casa é de pesar e tristeza...

Mas, o que mais me chama a atenção é a falta de noção e respeito de pessoas nas redes sociais. Piadinhas e brincadeiras de muitos no Facebook demonstram a ignomínia desses, a meu ver, pseudo seres humanos! Não, meus queridos, eu não votaria em Eduardo Campos, mas isso não é motivo para desdenhar seu falecimento e fazer piadinhas de mau gosto com a dor de seus familiares e amigos!

A minha convivência com Eduardo começou na sua primeira campanha à governador de Pernambuco. Meu pai era o presidente do PSB no município de Bom Conselho, e ali naquele momento, em 2006, Eduardo frequentou a minha casa juntamente com sua mãe Ana Arraes e me empenhei junto a minha família em sua campanha... Contudo, por motivos que não cabem aqui elencar, não votei em Eduardo em 2010. Mas, vejam bem, essa é minha postura em relação ao político e não contra o homem.... Contra o político eu tinha divergências ideológicas.... tinha divergência quanto ao seu modus operandi... mas, contra o ser humano em si eu nunca tive nada a dizer, até porque, não convivia com ele de forma sistemática e pessoal...

Mas, Lola, o texto de hoje não é para falar apenas do Eduardo Campos político, candidato à Presidência da República, não Lola, o texto de hoje é sobre a banalização da morte! É sobre a falta de respeito pela dor do outro... é sobre a psicopatia coletiva que tomou uma parte da sociedade brasileira e que a leva a ser leviana e mesquinha ao falar dessa tragédia! 

Piadinhas abjetas dizendo que deveria ser Dilma ou Aécio... ou que Marina também deveria estar naquele avião... Ou que Dilma ou Aécio mandaram derrubar o avião... Ou que foi um complô de Marina para sair na cabeça de chapa... E quando vejo tais coisas me pergunto: o que acontece com o ser humano?!? Como uma tragédia dessas pode passar incólume na mente de algumas pessoas?!? Infelizmente, Lola, para mim é impossível responder essas questões!

Para além de Eduardo, partem para outra dimensão do universo outros seres humanos ligados á sua campanha. Aqui externo meus mais profundo pêsames à família Campos/Arraes, aos familiares de Alexandre Severo Gomes da Silva, aos familiares de Carlos Augusto Ramos Leal Filho, aos familiares de Geraldo da Cunha (piloto), aos familiares de Marcos Martins (piloto), aos familiares de Marcelo de Oliveira Lyra e aos familiares de Pedro Almeida Valadares Neto. Que todos os familiares e amigos tenham força para passarem por esse momento!

E, para aqueles que se comprazem em fazer piadinha infames com a tragédia alheia o meu mais profundo desprezo!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário