Bom dia, Lola! Minha querida, hoje, no Brasil, se comemora o Dia dos Pais. Sei que essa data é um evento comercial, mas pensei que poderíamos fazer o texto de hoje uma dedicatória ao significado de ser Pai. Para começarmos essas linhas, trazemos uma questão e sua resposta e, a partir dela, iremos "desvendar" os caminhos da paternidade...
1. A Paternidade pode ser considerada como missão?
Sem dúvida que é uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que o homem pensa, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização fraca e delicada, que o torna propício a todas as impressões. No entanto, há muitos que mais cuidam de aprumar as árvores do seu jardim e de fazê-las dar bons frutos em abundância, do que de formar o caráter de seu filho. Se este vier a falhar por culpa deles, suportarão o desgostos resultantes dessa queda e partilharão dos sofrimentos do filho na vida futura, por não terem feito o que lhes estava ao alcance para que ele avançasse na estrada do bem.
Ou seja, a paternidade, para além de uma escolha, é uma missão que dura uma vida inteira. Sim, Lola, paternidade é escolha, afinal, o homem escolhe se será Pai daquela criança ou não... e aqui não falo da concepção... da parte instintiva de se "produzir" um novo ser humano.... falo da escolha consciente de se fazer parte ou não da vida daquele ser que o homem ajudou a gerar... Quando o homem escolhe pelo caminho da presença, ele está escolhendo para si uma missão, muitas vezes difícil, mas, mesmo assim, uma missão que durará muitas décadas!
Existem aqueles homens que por covardia acreditam que não seriam bons pais e ao invés de verem seus filhos evoluírem como seres humanos saudáveis, se afasta e deles não procura saber nem a mínima notícia.... esses, Lola, são os "Pais Fornecedores", aqueles que apenas doaram seus espermas, mas se recusaram a doar seu amor e seu tempo na criação daquele pequeno ser que carrega 50% de sua carga genética...
Segundo André Luiz, "a paternidade e a maternidade, dignamente vividas no mundo , constituem sacerdócio dos mais altos para o Espírito reencarnado na Terra, pois através dela a regeneração e o progresso se efetuam com segurança e clareza". Mais uma vez aqui vemos a descrição da Paternidade como sacerdócio/missão... que não se restringe apenas na concepção, mas na criação e educação da criança para sua evolução no caminho do bem... Isso só se consegue cumprir quando o homem ( e também a mulher) se dedicam de forma indelével a ser o guia daquele novo ser que abriu olhos à vida, afinal, o filho que não tem seus pais como faróis a guiar-lhe o caminho dificilmente evolui para o caminho do bem e se torna como planta infecunda que jamais dará bons frutos.
Na minha experiência, no mundo, há mais Pais que abraçam esse papel de forma séria e sublime do que apenas "fornecedores"! Esses que se comprometem são tidos como os verdadeiros sacerdotes da paternidade... eles educam, brincam, cuidam e guiam seus filhos... ajuda-os a se descobrirem, apoiam seus sonhos, custeiam a realização de alguns de seus sonhos e durante todo esse processo são receptáculo de emanação e recebimento de amor... sim, Lola, amor! Não pense, querida amiga, que a Paternidade é possível sem amor! Sem amor, Lola, não haveria chance de uma relação sincera e sólida entre o genitor e sua cria... não existiriam laços, porque, querida, apenas o sangue não é suficiente para sustentar uma relação entre dois seres tão distintos por uma vida inteira...
Tenho amigas e amigos, que no dia de hoje, infelizmente, não poderão abraçara seus Pais, pois eles hoje habitam outra dimensão e deles se suprem pelas belas lembranças que foram construídas nos anos de convívio... alguns se transformaram em heróis, outros em grandes exemplos, mas todos, independentemente do "título" dado pelos filhos, serão para sempre em suas vidas chamarizes de amor incondicional e infindo!
Tenho muitos amigos que também são Pais... a eles desejo que sejam sempre luz na vida de seus filhos e dos filhos de seus filhos... que vocês, meus amigos, possam guiar seus pequeninos no caminho do bem e que sejam sempre seus melhores amigos, seu porto seguro, a rocha na qual eles construirão suas próprias estradas!!
Para todos os demais:
Pais, aproveitem o amor de seus filhos!
Filhos, aproveitem o amor e o suporte de seus Pais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário