terça-feira, 30 de abril de 2013

Jornadas



Lola, desde ontem pela manhã que a palavra Jornada girava em minha mente, comecei a tentar escrever um texto sobre o tema, mas a tela ficava sempre em branco, não conseguia que nenhuma palavra viesse me auxiliar a expressar a sensação que me rondava. Eis que a noite me mostrou porque nada me vinha na calidez solar, o 'mote' do texto seria-me entregue apenas com a benção da lua!

Pois é, Lola, a etimologia da palavra jornada quer dizer caminho ou viagem... e é um novo caminho que se descortina a minha frente!

Ontem recebi a grata notícia que fui aprovada para Doutorado Pleno no Exterior pela CAPES... e até agora a ficha não caiu muito bem! Essa conquista parece-me gritar: Ei! O universo te pintou mais um caminho nessa sua jornada chamada vida!! E eu, como boa viandante que sou dessa estrada, colocar-me-ei à caminho desse horizonte desconhecido!

Sim, Lola, tenho medo! Claro que tenho! Afinal minha jornada me levará para as terras dos nossos antepassados! A terra que internamente conhecemos, mas que jamais percorremos! O meu medo é o medo do salto no desconhecido. O medo da adaptação a uma nova cultura, um novo modo de vida, um novo mundo! Meu medo me faz sentir como os conquistadores lusitanos devem ter se sentido quando singraram os mares à busca das novas terras... temerosos,mas amparados na fé que os novos caminhos lhe trariam conquistas indizíveis!

Não, Lola! Não estou enveredando nessa jornada para ganhar nem ouro nem prata! Estou embarcando nessa jornada para galgar mais um degrau na minha evolução profissional e pessoal! Sim, Lola, sei que não será uma jornada fácil, mas a vida nunca foi fácil para mim! Sempre tive que ralar para conseguir as coisas...correr de um lugar a outro... batalhar junto com a família para sermos quem somos hoje! Vida fácil, não tem graça! E quem tem coragem e determinação de lutar, sempre consegue concluir suas jornadas, Lola!

A saudade?!? Ah, Lola! Saudade é aquela coisa que nos abraça e vive conosco sempre! A saudade que eu sentirei dos meus (Pai, Mãe, Irmãs, Avó, Tios e Tias...) será o que me dará a certeza que eu sempre terei pronde voltar... que eu sempre terei braços para me apertar na minha volta... que eu terei as boas energias de amor e carinho para que eu conclua da melhor forma essa jornada que Deus coloca sob meus pés! Não será uma mudança definitiva! Será uma temporada fora! E os laços não serão cortados, serão apenas esticados e fortificados!!! E, Lola, estarei esperando por todos eles nas terras de Camões!!! E, além do mais, a tecnologia nos conecta como se estivéssemos um em frente ao outro!!!

Como disse Caio Fernando Abreu "passou pela minha cabeça voltar, mas o vento balançou meus cabelos e mostrou que o caminho é para frente, reto e sem curvas", então, Lola, o negócio é construir os caminhos nessa nova jornada que o universo achou por bem me conceder!!! Vamos que vamos! Porque alguém já disse que quem tem o universo a seu favor, coragem, determinação e fé, consegue atravessar qualquer mar!!! E como ouvi um dia, ter medo é bom! Quando sentimos medo percebemos que estamos no caminho certo!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário