terça-feira, 5 de março de 2013

08 de Março, Comemorar o Que?!?

House Work, 1940
O dia 08 de março se aproxima, e me pergunto o que, e se, temos algo a comemorar?!? Lembro-me bem dos relatos de minhas avós, tias-avós e adjacências, de como a vida era uma maravilha para elas nos idos dos anos 40, 50... e me vem a mente algo semelhante à imagem ao lado... a vida da mulher era resumida à cuidar dos afazeres domésticos, do marido, dos filhos e só! Não tinham liberdade de expressão, nem autonomia, nem direito à trabalhar fora! Seus sonhos eram ceifados ainda no sono!!! Não viam o mundo, as cores lindas da vida!! Viviam como as sinhás do século XIX, protegidas e esquecidas... aprisionadas, sem perceber que a vida estava passando e elas estavam apenas vendo-a de suas janelas!!

As propagandas de jornais e revistas estavam cheias de imagens que pareciam dizer "cuidar da casa é maravilhoso"! Para nós, mulheres, estavam reservados os cadernos de variedades, aqueles que diziam como deveríamos nos vestir, nos portar, que diziam o que deveríamos comer, como deveríamos cuidar da casa e de nossos maridos.
Esses cadernos vinham repletos de 'fórmulas mágicas', 'receitas deliciosas', e todas essas coisas que hoje nos fazem arregalar os olhos...  E se você não acertava nas 'receitas de felicidade', se seu casamento não era o conto de fadas esperado, paciência, querida Housewive, a culpa é totalmente sua!!! Culpa dos homens?!? Está louca?!? O mancebo nunca tinha culpa de nada, afinal, ele era o responsável pela manutenção da casa, por comprar aquela vassoura super moderna para você, por assinar as revistas femininas que você tanto gosta, por comprar seus vestidos e aventais! Oras!! Os mancebos não têm culpa, se você escorregou e bateu o rosto na mão dele, ou se você queimou sua camisa favorita e ele perdeu a têmpora e te deu um corretivo! 
Que asneiras!!! A culpa é sua, mulher estabanada!!!  
Bem, companheiras, esse era o discurso pífio de uma sociedade declaradamente machista!!! 


Você pode se perguntar: não existiam mulheres que lutaram contra isso? mulheres que lutaram contra o sistema?!? Claro!! Sempre existiram mulheres que estavam à frente do seu tempo e tinham posturas e comportamentos sociais que iam de encontro àquilo apregoado como "a correta conduta das mulheres direitas"!!!  Não é à toa que na década de 1960, mulheres queimam sutiãs em praça pública para protesta contra a opressão exercida contra o universo feminino!!!   

Ah! Sim!!! Não esqueçamos da revolução sexual dos anos 70!!! A geração "Paz e Amor" trouxe consigo o lema "ninguém é de ninguém", "faça amor não faça a guerra"...Mas, eu me pergunto: essa filosofia é seguida pelas gerações posteriores?!? Os mancebos atuais sabem que o amor que lhes damos pode ser passageiro e acabar com a não cultivação do mesmo? E que podemos seguir a diante, sem amarras nem correntes?!? Não, creio que não, caras amigas! Se assim fosse, não teríamos na nossa sociedade, dita democrática, uma lei que pune o companheiro que bate e mata sua mulher! Vivemos, ainda hoje, numa sociedade onde, nós mulheres, temos que gritar muito para que possam, efetivamente, ouvir nossas vozes!!! Ainda temos salários menores que os dos mancebos, trabalhando nas mesmas funções e por vezes muito mais horas!!! Hoje, somos profissionais, donas de casa, mães, mulheres... temos que dar conta de todos os âmbitos do nosso dia-a-dia... e o que vemos?!? Propagandas exaltando esse "Dia Internacional das Mulheres"!! Putz!!! Meu dia É TODO DIA!!!!! O respeito que eu mereço enquanto mulher, enquanto profissional, deve ser-me dado TODOS os dias e não só no 08 de março!!!! Eu não quero flores!!! Eu não quero chocolates!!! Eu não quero poemas!!! Não quero cantadas baratas!!! Quero sinceridade!!! Quero respeito!!! Quero oportunidades!!! Quero o direito de ser o que eu quiser, sem ninguém pra me julgar!!! Quero o direito de ser tão humana quanto qualquer mancebo desse mundo a fora!!! Vamos levantar a placa: Dia Internacional da Mulher, é TODO DIA, seu Zé!!!!!!!!




2 comentários:

  1. Realmente. Tendo tudo isto exposto de forma tão clara, não há quem ainda possa se contentar em dizer que tem apenas "um dia" das mulheres. Parabéns Pri, por mais um belo texto para revolucionar a humanidade ^_^.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Albérico!! Acredito na necessidade de acabarmos com essa hipocrisia do "dia internacional da mulher" e começarmos a concretizar mudanças sociais reais em relação aos direitos femininos na sociedade atual! Já basta de dourarmos a pílula com flores e homenagens vazias!! Vamos "queimar os sutiãs"!!!!

      Excluir